Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Clube Náutico apresenta hoje Big Blue Cup

Álvaro Alexandre - 09 de Outubro, 2014

Clube Náutico apresenta hoje Big Blue Cup

Fotografia: Jornal dos Desportos

A XIII edição do Big Blue Cup  está  agendada para o próximo fim-de-semana em Luanda, vai ser apresentada hoje às 19h30, na reunião técnica no átrio do Clube Náutico da Ilha de Luanda. A competição desportiva dá início à nova época do campeonato nacional de pesca desportiva de alto mar.

A organização do evento desportivo está entregue ao Clube Náutico da Ilha de Luanda, que na pré-época organizou o II Billfish Kifofo Express, conquistado pela equipa estreante Fishalot, com 1100 pontos.

Tudo a postos, a máquina do CNIL está preparada para mais um desafio. O presidente do clube, Horácio Pina aconselha a todos os interessados a participar da primeira competição da época 2014/2015, fazerem as inscrições na sede da Federação Angolana de Pesca Desportiva.

As regras de participação obrigam o pagamento de duas taxas, quer na FAPD quer no clube organizador. Horácio Pina afirmou que os regulamentos da época 2014/2015 vão ser apresentados na reunião técnica, assim como outros esclarecimentos que se mostrem necessários. Face à importância do evento desportivo, o dirigente associativo disse que a expectativa de participação “é grande”.

“Vamos tratar exclusivamente da época da pesca de alto mar e as questões relacionadas com outros torneios e campeonatos organizados pela FAPD, não vão ser levados em linha de conta”, afirmou.

A primeira jornada do torneio Big Blue Cup realiza-se no sábado. O evento vai ser disputado em duas semanas do corrente mês. A primeira acontece nos dias 11 e 12 a 25 milhas de Luanda. A segunda acontece de 25 a 26  no mesmo espaço.

Para a pontuação, a organização do certame escolheu os marlins e veleiros como os principais exemplares.
Os vencedores vão representar o Big Blue Cup no Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva, a decorrer em Abril de 2015, na cidade de Quepos, Costa Rica.


REMO
Técnico avalia
Baía de Luanda

A Baía de Luanda foi avaliada no final de semana por um técnico da Federação Internacional de Remo, que pretende auxiliar Angola no desenvolvimento da modalidade na capital do país, apurou a “Angop” de fonte oficial.

O técnico de nacionalidade sul-africana observou durante três dias o mar da Baía e ficou impressionado com as condições encontradas no local para a prática da modalidade, de acordo com a vice-presidente da Federação Angolana de Desportos Náuticos, Olga Albuquerque.
O técnico da Federação Internacional tem a missão de criar uma pista de seis faixas de quase dois quilómetros de comprimento, para treinos e possíveis regatas, conforme a fonte.

O técnico da Federação Internacional de Remo, já deixou o país, esteve pela primeira vez em Angola a convite da Federação Angolana dos Desportos Náuticos, que pretende criar condições técnicas nas águas da Baía de Luanda, para o desenvolvimento da modalidade nos próximos anos.