Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Clube Nutico forma juzes

lvaro Alexandre - 08 de Março, 2013

O Clube Nutico da Ilha de Luanda realiza, de 4 a 14 do corrente ms, no hotel Continental, um curso de juzes e oficiais de regata vela

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Clube Náutico da Ilha de Luanda realiza, de 4 a 14 do corrente mês, no hotel Continental, um curso de juízes e oficiais de regata à vela e actualização das regras para o quadriénio de 2012/2016. A acção formativa, enquadrada no 89º aniversário do Náutico, assinalado a 28 do mês transacto, conta com as presenças de 20 participantes, entre treinadores e atletas. O processo de actualização dos agentes da modalidade está a ser ministrado pelo prelector Abel Nunes, juiz e oficial de regata da Federação Portuguesa de Vela. Abel Nunes tem um vasto programa a desenvolver com os praticantes nacionais. O destaque vai para os novos conceitos da regata, processo de discussão sobre a navegação leal e desleal, sistema de antidopagem e conceitos de novas balizas e portas.

Mateus Afonso, chefe da sessão de vela do Clube Náutico, disse que actualizações do género são bem-vindas. “Como em qualquer modalidade, a vela é regida por regras e regulamentos que os atletas, treinadores, juízes e oficiais de regata devam cumprir e fazer cumprir. Embora muitos dos temas sejam direccionados para a realização de regatas e resolução de protestos, os atletas aproveitam para expor as suas dúvidas. Neste aspecto, a acção formativa é um bem proveitoso para todos os membros da modalidade”, concluiu.