Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Clube Nutico campeo nacional

Rosa Panzo - 24 de Dezembro, 2018

Na categoria de master, o Clube Nutico da Ilha de Luanda subiu ao pdio com Francisco Pantalea, que estabeleceu 3min03s85.

Cinco anos depois, o Clube Náutico da Ilha de Luanda quebrou o jejum. A piscina do 1º de Agosto testemunhou a consagração das equipas infantis, juvenis e juniores de natação lideradas por Carlos Alberto. O novo campeão dominou as três classes de formação, inseridas no Campeonato Nacional Por Categorias.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Carlos Alberto disse que se cumpriu com um dos maiores objectivos da época desportiva 2018/2019.
\"Estamos a arrumar a casa. Com muito trabalho e sacrifício, fizemos uma reviravolta para a conquista dos troféus. Podíamos fazê-lo em todas as categorias. Há cinco anos que não conseguíamos\", disse.
No último mês do ano, a conquista dos títulos por categoria \"foi a maior prenda de Natal que os atletas e a equipa técnica do CNIL oferecem a todos que acompanham o trabalho com muito carinho\".
Carlos Alberto sustenta que os atletas estiveram bem nas provas nacionais. Bateram um total de 26 recordes em várias categorias. O destaque recai para a nadadora Catarina Sousa, residente no Reino Unido, que bateu 14 recordes individuais.
Henrique Mascarenha foi o destaque da classe masculina. Bateu quatro recordes individuais.
O troféu de seniores foi para o 1º de Agosto. O militar Daniel Francisco, com a marca de 2min14s05, levou o prémio. Catarina Sousa, com 2min25s08, quebrou o jejum e deu o troféu ao Clube Náutico da Ilha de Luanda. Para Carlos Alberto, a agremiação foi infeliz nos seniores.
\"É a categoria em que registamos grande desfalque na equipa. Disputámos os campeonatos nacionais com seis atletas, dos quais duas femininas. Com esse número, não se podia esperar muito\", sublinhou.
Na categoria de iniciados, os amarelinhos dominaram na classe feminina. Welwitschia Silva venceu com a marca de 3min30s35. Em masculino, o 1º de Agosto revalidou o título por meio de Hélder António, que estabeleceu 3min08s29.
Em juvenis, Rafaela Santo sagrou-se campeã, com o tempo de 2min59s39. Na classe masculina, Filipe Freitas subiu ao pódio com 2min29s04.
Em juniores, Lia Lima conquistou o título com 2min26s77. Em masculino, Henrique Mascarenhas bateu o recorde com a marca de 2min15s77.
Na categoria de master, o Clube Náutico da Ilha de Luanda subiu ao pódio com Francisco Pantalea, que estabeleceu 3min03s85.