Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Clube Náutico tem barcos novos

Rosa Panzo - 08 de Janeiro, 2017

Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL) almeja o regresso aos títulos na disputa das principais competições

Fotografia: Jornal dos Desportos

Com aquisição de sete embarcações modernas da classe Optimist, o Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL) almeja o regresso aos títulos na disputa das principais competições do calendário nacional na presente época desportiva. Os meios patrocinados por Angola Cables, empresa angolana ligada à telecomunicação e principal sponsor do clube, já se encontram no pátio da equipa da Ilha de Cabo.

Em declaração ao Jornal dos Desportos, o chefe de Departamento de Vela do CNIL, Mateus Afonso, assegurou que os níveis de ansiedade e motivação dos atletas cresceram com a recepção das embarcações.

"Com estas embarcações, acredito que o desempenho da classe vai progredir. É bem verdade que o clube tem atletas bons e capazes de competir com os nossos adversários directos em circunstância de igualdade. Só não chegavam mais longe por falta de embarcações modernas. Agora, com esses barcos, vamos fazer de tudo para voltar aos títulos", sublinhou.

Após a realização do Campeonato Africano de Optimist, em Luanda, vencida por Angola com duas medalhas de ouro e duas de bronze, a direcção do CNIL e os patrocinadores manifestaram-se reconfortantes com o título. Para manter a boa imagem de Angola no mundo era imprescindível o investimento na formação dos atletas e na aquisição de equipamentos.

A equipa técnica do Clube Naval da Ilha de Luanda aplica-se com tenacidade na formação de futuros campeões africanos. Sob a liderança de João Nangolo, os adolescentes e as crianças são submetidas a aprendizagem de técnicas modernas. Durante as aulas de refrescamento, as sessões são preenchidas na primeira fase com montagem e manejo das embarcações.

O chefe de departamento de vela no CNIL realçou que o técnico João Nangolo tem trabalho facilitado nessa fase primária da formação e de refrescamento de atletas. Alguns velejadores já trabalharam com embarcações semelhantes no Campeonato Africano de Optimist que decorreu na Ilha de Cabo, em Agosto do ano passado.  Com a formação de atletas e a aquisição de embarcações, o Clube Náutico da Ilha de Luanda tem como principal objectivo quebrar o jejum de mais de quatro épocas sem subir ao lugar mais alto do pódio da classe Optimist.

O Clube Náutico da Ilha de Luanda é uma das mais antigas agremiações desportivas do país. Foi fundado a 28 de Fevereiro de 1924 com o nome de Clube Desportivo Nun'Alves, que se manteve até a 11 de Abril de 1979. Actualmente, faz movimentar as modalidades de vela, pesca desportiva, canoagem, remo, kitsurt e a natação.