Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Clubes huilanos podem acolher a modalidade

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 26 de Março, 2013

Presidente da Associação de Boxe anuncia, atletas passam a integrar os clubes oficiais.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O presidente da Associação Provincial de Boxe da Huíla (APBH), Daniel Cabango “Lussa”, anunciou no Lubango que os praticantes da modalidade na província vão deixar de pertencer às escolas de formação e passam a integrar os clubes oficiais. Daniel Cabango “Lussa” assegurou que existe já uma coordenação entre a associação que dirige e a direcção provincial da Juventude e Desportos local para a realização de um encontro com os representantes de alguns clubes, com o propósito de sensibilizá-los a inserir o boxe nas suas agremiações.

“O boxe vai deixar de ser praticado nas escolas e passa a integrar os clubes. Vamos colocar o boxe em vários clubes locais, já existe esse projecto. Os pugilistas, uns vão para o Interclube, que no passado ostentava essa modalidade, Ferroviário da Huíla, Benfica do Lubango, Clube Desportivo da Huíla (CDH) e Sporting do Lubango. Os contactos com esses clubes estão a ser feitos”, pontualizou. O “número um” do boxe na Huíla admitiu que com o enquadramento de pugilistas em clubes haverá várias equipas para facilitar a realização de competições internas (campeonatos provinciais e torneios) e dar maior rodagem competitiva aos atletas. Avançou que outro projecto em carteira prende-se com a capacitação de ex-praticantes para servirem de monitores, com o objectivo de serem os primeiros responsáveis na transmissão do ABC da modalidade.

“Depois, em contacto com a Federação Angolana de Boxe (FABOXE) vamos solicitar que mandem ao Lubango um técnico para dar uma acção formativa aos nossos técnicos e monitores locais”, sustentou. Para o director provincial da Juventude e Desportos da Huíla, Francisco Barros, pelo facto de no passado recente a província ter sido uma potência, o governo local está muito interessado na revitalização desta modalidade para poder atingir os resultados que já foram visíveis outrora. Gaudêncio Hamelay, no Lubango


ASSOCIATIVISMO
Sporting forma novos atletas


O Sporting Clube do Lubango está apostado na conservação e reforço do objecto desportivo. O clube leva a cabo uma campanha de aquisição e inserção de atletas em idades de iniciação das diversas modalidades desportivas que movimenta.

O secretário-geral do Sporting Clube do Lubango, Nsimbo Paulo, “Paulito”, disse ao Jornal dos Desportos que a iniciativa privilegia a inclusão de crianças, com idades entre os sete e os 14 anos, no sistema de formação desportiva.

O dirigente desportivo, que não especificou o número exacto de crianças que pretende recrutar, assegurou que os infantis vão ser integrados na aprendizagem e prática nas modalidades de basquetebol, ténis de mesa e de campo, andebol, ginástica em ambos os sexos e futebol.
Nsimbo Paulo confessou que a procura é grande e que são geralmente os pais e encarregados de educação que levam os filhos e educandos à Secretaria do clube para os processos de inscrição.

“Temos a campanha ainda a decorrer. Estamos com uma grande procura. O balanço é positivo. O nosso objectivo é manter a mística do clube e lançar uma nova geração de bons atletas para o futuro”, disse.

Para a materialização do plano, o responsável do grémio verde e branco assegurou que há material desportivo em quantidade necessária, técnicos experimentados na formação e recintos desportivos disponíveis. Para o futebol e ténis de campo, são utilizados os campos da Escola 1º de Dezembro, que dispõem, igualmente, de recintos polidesportivas.
Benigno Narciso, no Lubango

Chris Froome
vence Criterium

O ciclista britânico Chris Froome (Sky-Procycling), venceu domingo o Criterium International graças à vitória conquistada na terceira e última etapa da prova francesa.
Froome foi o mais rápido na tirada que ligou Porto Vecchio ao Alto de l'Ospedale, na extensão de 176 quilómetros, com o tempo de 4:43.38 horas, ultrapassando no topo da classificação o australiano Richie Porte, que terminou no segundo lugar, a 30 segundos do colega de equipa na Sky-Procycling.