Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

CNIL apresenta "Praia do Rio Seco"

Álvaro Alexandre - 11 de Junho, 2014

Os Cobras são os detentores do troféu da última edição com 120 pontos, resultante da captura de um pungo de 22,4 quilogramas e uma de macoa de 2 quilogramas.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL) apresenta hoje, às 19h00 no seu pátio oficial, o III torneio de pesca desportiva de lançamento de costa “Praia do Rio Seco”. O primeiro concurso da época de 2013/2014 do calendário de prova da Federação Angolana de Pesca Desportiva disputa-se entre as 12h00 de sábado até as 12h00 de domingo, nas imediações da aldeia do Rio Seco, a 129 quilómetros de Luanda.

Para o evento desportivo, o CNIL convocou todos os pescadores com habilidades no exercício da prática de pesca de lançamento de costa para tomarem contacto com a organização do concurso. Após a apresentação do evento, os interessados vão proceder às inscrições, seguido da  reunião técnica. A organização seleccionou várias espécies pontuáveis e o peixe pungo é o de maior proeminência do torneio.

O regulamento definiu seis pontos por quilograma para os peixes prateados: pungo/pargo (5 pontos/kg). Corvina/macoa/barbudo e galo (4 pontos/kg). Peixe sem escamas (1 ponto/kg). A raridade de peixes prateados é justificada pela organização como a razão da escolha de mascote do torneio.

O campeonato de lançamento de costa conta com as equipas habituais como Os Catanas, Os Cobras, Os Tritões, Tubarões Fish Team,  Festipungo, Isulentes, Babujas, Vriluz, Team Calulo, Kidiamukissa, Só Pra Contrariar e Pungada Toda. Quatro torneios potenciam o campeonato de pesca de lançamento de costa: Praia do Rio Seco (14 e 15 do corrente mês), São Braz (12 e 13 de Julho), Kissembo (23 e 24 de Agosto) e Lança na Espuma (14 Setembro).

Os Cobras são os detentores do troféu da última edição com 120 pontos, resultante da captura de um pungo de 22,4 quilogramas e uma de macoa de 2 quilogramas.
ÁLVARO ALEXANDRE