Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

CNIL falha Nacional Absoluto

Rosa Panzo - 23 de Março, 2019

As provas so disputadas nas distncias de 50, 100, 200, 800 e 1500 metros livres

Fotografia: Edies Novembro

A decisão de incluir à última hora mais jogadores seniores na disputa do campeonato nacional absoluto de natação, que abre hoje, às 10h00, na piscina da Escola Internacional (LIS), irritou a direcção de Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL). A medida adoptada pela Federação Angolana da modalidade (FAN) fez retirar da competição um dos candidatos aos troféus.Em declarações ao Jornal de Desportos, o treinador principal do CNIL, Carlos Alberto, confirmou a recusa de participar da competição nacional.

\\\"Não vamos participar, porque a Federação alterou à última hora o regulamento aprovado em Assembleia Geral. Os regulamentos dizem que os 16 melhores atletas participantes dos campeonatos nacionais são os convidados para competir da prova absoluta. Isso não é respeitado pela Federação. No entanto, não concordamos com a decisão de incluir outros atletas seniores\\\", sentenciou.

A participação de desistência foi feita em carta dirigida à Federação Angolana de Natação por via de e-mail. O CNIL tinha inscrito um total de 44 atletas, número superior ao do 1º de Agosto (33), Onda Sport Clube (24), Escola Internacional (9) e Academia Nossa Senhora Anunciação (3). A competição é disputada também por uma atleta individual.

Em reacção à desistência do CNIL, a vice-presidente da FAN, Ana Lima, assegurou que \\\"não houve alteração dos regulamentos de competição\\\". A instituição \\\"tem prorrogativas para aceitar ou discordar das posições dos filiados\\\".A dirigente confirmou as inscrições de atletas que não constavam do lote de 16 melhores aprovados dos campeonatos nacionais. A aceitação dos mesmos consta dos regulamentos, segundo Ana Lima.

O artigo 13 do Regulamento da competição estipula que \\\"A participação no Campeonato Absoluto em piscina (CNA), em piscina de 25 e 50 metros será feita por convite. A FAN elabora uma lista de atletas qualificáveis a participar do CNA 25m ou CNA 50m, em função dos tempos obtidos nos respectivos campeonatos por categorias ou noutras competições aprovadas pela FAN... A FAN reserva-se no direito de aumentar o número de atletas elegíveis em cada prova de acordo com interesses estratégicos\\\".As provas são disputadas nas distâncias de 50, 100, 200, 800 e 1500 metros livres; 50 e 200 metros costas; 50, 100 e 200 bruços; 50, 100 e 200 metros mariposa e 200 e 400 Estilos.