Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

CNIL realiza reunio tcnica do So Brs

?lvaro Alexandre - 12 de Julho, 2017

Pesca volta a animar praia de Luanda

Fotografia: Dombele Bernardo| Edies Novembro

O Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL) realiza hoje, às 19h00, no seu pátio, a reunião técnica da XV edição do concurso de pesca desportiva de lançamento de costa São Brás, que se disputa entre às 12h00 deste sábado às 12h00 de domingo. A terceira competição do quarto Campeonato Nacional de Pesca de Lançamento de Costa vai ter lugar na Praia do São Brás, que dista a cerca de 140 quilómetros do centro da cidade de Luanda, em direcção ao Sul.

O CNIL organiza o terceiro torneio da época para os pescadores dedicados a prática da pesca de lançamento de costa. A respeitada prova da província de Luanda vai mobilizar mais de 100 personalidades de diferente extracto social entre os quais pescadores, juízes, dirigentes e acompanhantes.

As equipas são compostas por dois a três pescadores e os lugares para actividade piscatória são decididos hoje na reunião técnica, através do sorteio. Os pesqueiros, nome atribuído ao espaço atribuído para a realização da pescaria, tem a dimensão de 50 metros de comprimento e não é permitido a alteração de local sem a prévia autorização dos júris.

O regulamento estipula para o peixe a seguinte pontuação: prata (10 pontos por kg), viola (5 pontos/kg), pungo, pargo e ratão (5 pontos/kg), corvina, macôa, galo e barbudo (4 pontos/kg). As outras espécies de peixe com escama pontuam 3 por quilograma e as sem escamas, 2.

O torneio pode contar com as participações das equipas Pura Vida, Team Calulo, Tubarões Fishing Team, Pesca na Areia, Focka Fishing Team, Sr. Barracuda, Dragões, Tritões, Peixe na Linha, Marmeladas, Silva & Silva e Vriliz.

Com a realização do concurso São Brás, o calendário da época 2017 reserva as provas IIº Torneio do Chicucula, de 5 a 6 de Agostos, no Porto Amboim, e quinta edição do Lança na Espuma \"Palmeirinhas\", das 7h00 às 11h30 do dia 3 de Setembro, na costa do Sul de Luanda.