Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

COA defende formação de quadros

20 de Setembro, 2013

Presidente do Comité Olímpico Angolano enalteceu a nova infra-estrutura construída no âmbito do mundial

Fotografia: Jornal dos Desportos

O presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, defendeu na quarta-feira, em Luanda, maior rigor na aplicação de políticas direccionadas para a formação de quadros, desporto escolar e descoberta de talentos, visando melhorias no desporto nacional num curto espaço de tempo.

Em entrevista dada à Angop a propósito de mais uma grande infra-estrutura desportiva na capital do país (o Pavilhão Multiusos), referiu ser necessário descer-se à base, particularmente à escola primária e instituições de educação física, onde se deve trabalhar com técnicos qualificados, no sentido de melhor enfrentar o desafio e ter sinais positivos em breve.

“Se lançarmos verdadeiramente a base da escola de educação física, a formação de quadros, escolas médias e superiores nesta disciplina, e se trabalharmos bem com o desporto escolar, técnicos com qualidade e capacidade, estou em crer que o desporto nacional, nos próximos quatro anos, dá um salto muito grande”, afirmou.

Em seu entender, é preciso aliar o ganho de infra-estruturas desportivas que o país tem estado a conhecer à qualidade do desporto nacional e consequentemente melhorar a prestação de Angola em todos campos a nível do desporto.

Segundo Gustavo da Conceição, ao receber o Pavilhão Multiusos, o sector desportivo assume também um conjunto de novas responsabilidades e desafios, pelo que deve encarar a política de formação de quadros com maior rigor, sobretudo procurar fazer com que as infra-estruturas sirvam as melhorias das selecções nacionais e a comunidade no geral.

Inaugurado na terça-feira pelo Presidente da República, o Pavilhão Multiusos de Luanda é o maior do país, com capacidade para 12.720 espectadores, superando o da Cidadela Desportiva (6.200), e vai acolher, a partir de hoje, jogos do mundial de hóquei em patins que o país alberga até ao dia 28 deste mês.