Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

COI analisa medidas contra Isinbayeva

06 de Setembro, 2013

Yelena Isinbayeva foi indicada para participar no cerimonial da Vila Olímpica

Questionado se a atleta russa era uma “embaixadora” apropriada para os Jogos da Juventude após os seus comentários recentes, o presidente do COI, Jacques Rogge, disse que a instituição tenciona considerar “isso” no seu devido tempo.

A bicampeã olímpica Yenela Isinbayeva criticou a reacção dos atletas estrangeiros à nova lei russa contra a apologia à homossexualidade.

“Consideramo-nos pessoas comuns e com padrões. Vivemos os meninos com as mulheres, as meninas com os meninos, isso vem da história”, disse à época, acrescentando que “o problema não atrapalhe os Jogos Olímpicos em Sochi”.

Yelena Isinbayeva foi indicada para participar no cerimonial da Vila Olímpica para os Jogos de Inverno de Sochi, em 2014, e vai carregar a tocha olímpica.

Jacques Rogge não entrou em detalhes sobre que tipo de acção e quando ela pode ser tomada contra a russa, mas descartou pressionar mais o Governo sobre o assunto.

O presidente do COI assegurou que o comité recebeu garantias verbais e escritas do governo russo e vai realizar os Jogos num “Estado soberano” e acrescentou que o “COI não pode ter influência nos assuntos de um Estado soberano, porque têm os poderes e acções restritos”.