Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

COI autoriza inscrição de Kazikov

07 de Agosto, 2016

Atletas russos sofreram uma triagem e o lutador Viktor Lebedev pode competir

Fotografia: AFP

O russo Viktor Lebedev, bicampeão mundial de luta livre, foi autorizado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) a participar nos Jogos Rio2016, anunciou ontem o chefe da comitiva russa no Rio de Janeiro, Igor Kazikov.

“Está tudo bem, A decisão foi tomada. Lebedev foi autorizado a participar nos Jogos Olímpicos pelo Comité Executivo do COI”, disse Kazikov à agência russa R-Sport.

Face ao escândalo de doping que abalou o desporto russo, o COI atribuiu a três membros do Comité Executivo o poder de fazer a ‘triagem’ final dos atletas russos qualificados para os Jogos Rio2016, que decorrem até 21 de Agosto.

Para aprovar a admissão de atletas russos, o COI estabeleceu três critérios: nunca terem sido condenados por doping, não figurarem no ‘Relatório McLaren’, que desencadeou o escândalo de doping generalizado na Rússia, e a apresentação de testes anti-doping negativos e credíveis.

A delegação russa era inicialmente composta por 387 atletas. Neste momento, estão autorizados a participar nos Jogos Rio2016 277.