Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

COI felicita empenho do Presidente da República

Silva Cacuti - 09 de Maio, 2017

Felicitações ao estadista angolano são transmitidas durante audiência com Vice-Presidente da República

Fotografia: THOMAS COEX | AFP

O reconhecimento do contributo do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, para o desenvolvimento do desporto, vai ser um dos pontos altos da visita de Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), ao nosso país, marcada para a quinta-feira.

As felicitações ao estadista angolano vão ser transmitidas durante uma audiência com o Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, segundo responsáveis do Comité Olímpico Angolano (COA) que convocaram a comunicação social para abordar a visita de Tomas Bach.

O alemão, campeão olímpico de esgrima de 1976, termina em Angola uma tourneé africana, que o levou a visitar  Djibuti e Moçambique.

A agenda da visita de Bach, insere o testemunho da assinatura de um memorando de cooperação no domínio da formação de quadros, entre o ministério da Juventude e Desportos e o Comité Olímpico Angolano (COA).Noutro momento, o presidente do COI reúne-se com a Comissão Executiva do Comité Olímpico Angolano, para constatar o actual estado de desenvolvimento do desporto nacional, e auscultar a instituição sobre eventuais dificuldades que tem no desenvolvimento do seu trabalho.

A visualização de um vídeo, na Galeria dos Desportos, sobre o projecto desportivo Olimpáfrica no país, é outra actividade em que participa Thomas Bach, que preside o COI desde 2013.

Segundo Mário Rosa, vice-presidente do COA, a agenda de Thomas ao país, ficou amputada devido às poucas horas de estada no país.
\"Havia pretensão de efectuar algumas visitas às instalações desportivas, infelizmente, no pouco tempo de estada no país não vai ser possível\", disse o responsável.

Eleito em 2013, para o cargo de presidente do COI, Bach prometeu no seu primeiro pronunciamento   oficial, que a  gestão ia ser baseada na humildade , \"na unidade e diversidade\". Defendeu, na ocasião, à realização de uma edição dos Jogos Olímpicos em África.