Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Comando do Exército vence jogos militares

08 de Julho, 2013

Os VII jogos escolares decorrem durante três dias em diversos campos da cidade do Uíge.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa do Comando do Exército sagrou-se sábado último vencedora da 8ª edição dos jogos militares, ao totalizar 32 medalhas sendo 18 de ouro, 10 de prata e quatro de bronze. Na segunda posição ficou a Região Militar Centro que conseguiu 22 medalhas, nove de ouro, igual número de prata e quatro de bronze, seguido pela Região Norte com 21 condecorações sendo seis de ouro, o mesmo número de prata e nove de bronze.

A Região Leste com (19), Sul (12) e Região Cabinda com (2) foram também medalhadas. O Comando do Exército venceu nas disciplinas de futebol, triatlo militar, superação de obstáculos, natação, boxe, enquanto a região centro se sagrou vencedora nas modalidades de atletismo, ténis de mesa e basquetebol. Na ocasião o coordenador dos jogos militares, general Matias Coelho “Zumbi”, disse que a actividade decorreu sem sobressaltos, uma vez que houve entrega e dedicação por parte dos atletas. 

Segundo ele, os jogos militares congregaram 1.225 atletas dos quais 78 foram mulheres, nas modalidades desportivas militares assim como na natação, karaté e basquetebol. Nas cidades do Lubango e Benguela foram ainda disputadas as disciplinas de andebol, atletismo, voleibol, assim como as de natação e voleibol.

Associativismo
Cidade do Uíge alberga VII Jogos Escolares

Os VII jogos Escolares abertos sábado último contam com a participação de 16 equipas do ensino primário, na província do Uíge, no quadro do cumprimento das actividades desportivas nos estabelecimentos de ensino, durante as Festas da cidade do Uíge. No calendário dos jogos constam cinco modalidades, em ambos os sexos,  nomeadamente, atletismo, futebol 11, andebol, basquetebol e voleibol. Ao discursar no acto de abertura, o director provincial da Educação, Manuel Zangala, enalteceu a prática do desporto na província, tendo encorajado os atletas a dedicarem-se de maneira que as equipas vencedoras possam estar com dignidade na competição nacional.

Segundo o responsável, os Jogos Escolares visam aumentar e estimular a participação dos alunos em actividades desportivas nas escolas públicas do país, tendo em vista a importância que o desporto assume para a formação dos jovens e para a existência de uma sociedade saudável. A actividade surge também para possibilitar identificar os talentos desportivos nas instituições de ensino, desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os participantes, de modo a oferecer mais oportunidades de acesso à prática do desporto escolar.

Professores, estudantes, representantes da direcção provincial da Juventude e Desportos, entre outros convidados, estiveram presentes na abertura, no campo do Benfica do Uíge. Os VII jogos escolares decorrem durante três dias em diversos campos da cidade do Uíge.