Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Comissão Executiva passa a ter angolanos

Rosa Panzo - 01 de Agosto, 2013

Comité da Federação Internacional de Natação Amadora e do Comité Executivo da FINA, durante o congresso da entidade que rege a modalidade no mundo.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Joaquim Pestana, secretário-geral da Federação Angolana de Natação (FAN) e presidente do movimento Open Water (Águas Abertas), da Confederação Africana de Natação (CANA) e Lino Lourenço, vogal de direcção da FAN, foram nomeados recentemente em Barcelona, Espanha, membros do Comité da Federação Internacional de Natação Amadora e do Comité Executivo da FINA, durante o congresso da entidade que rege a modalidade no mundo.

A vice-presidente da Federação Angolana de Natação, Ana Lima, que se encontra em Barcelona como chefe da delegação, disse que a indicação dos angolanos para o elenco da Comissão Executiva da FINA surge na sequência do trabalho desenvolvido pelo órgão reitor da modalidade no país.
“A nomeação dos dois membros da FAN para a Comissão Executiva da FINA é fruto do reconhecimento do trabalho realizado ao longo destes anos todos. Portanto, tudo isto é uma grande vitória para Angola, para o desporto nacional e a natação em particular”, destacou.             
Rosa Panzo


REACÇÕES
Agentes aplaudem
nomeações da FINA


O técnico-adjunto do 1º de Agosto, Hermenegildo Muxingueno, disse ao Jornal dos Desportos que espera que as nomeações dos dois membros da Federação Angolana de Natação sejam benéficas para o ramo de formação e capacitação de quadros para o país. “Espero que estas nomeações beneficiem o país no ramo da formação e capacitação de quadros e possibilita a realização de grandes acontecimentos internacionais no nosso país”, referiu.  O antigo técnico principal de natação do Clube Naval de Luanda, Manuel Garrido, afirmou que a nomeação dos dois membros do órgão reitor da modalidade é muito importante para o prestígio do país nas conferências internacionais.  
RP

Katie Ledecky  bate recorde

A nadadora americana Katie Ledecky, de apenas 16 anos, é a nova campeã mundial dos 1500 metros livres, tendo batido o recorde do Mundo em Barcelona. Katie Ledecky fez o tempo de 15.36,53 minutos, batendo em seis segundos o anterior recorde (15.42,54) que era pertença da sua compatriota Kate Ziegler desde Junho de 2007. Em segundo lugar na final dos 1500 metros livres de Barcelona ficou a dinamarquesa Lotte Friis, que bateu o recorde da Europa (15.38,88). A neozelandesa Lauren Boyle ficou com o bronze (15.44,71 minutos). Katie Ledecky, que é a actual campeã olímpica dos 800 metros livres, torna-se na mais jovem nadadora a ser campeã mundial dos 1500 metros livres.