Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Comissão Internacional visita Angola

29 de Julho, 2017

Família da esgrima angolana vai interagir com presidente da FIE

Fotografia: M.Machangongo|Edições Novembro

A Federação Angolana de Esgrima vai receber de 2 a 4 de Agosto dois membros da Comissão Executiva da Federação Internacional de Esgrima (FIE). Trata-se de Donald Anthony, vice-presidente da FIE, e Novak Perovic, membro do Comité Executivo e vice-presidente da Confederação Africana de Esgrima.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o presidente da Federação Angolana de Esgrima, Domingos Pascoal, esclareceu que a visita se enquadra no programa de proximidade e acompanhamento institucional entre os dois homólogos. "Vamos ter o privilégio de receber as duas individualidades desportivas no país, numa altura em que a esgrima precisa da força e da opinião de outros parceiros por ser a primeira Federação constituída.

Isso vai ser bom, porquanto vai permitir que estejam em contacto com a realidade da esgrima nacional, que procura sobreviver, principalmente, nesse período de contenção financeira que o país atravessa", disse. Domingos Pascoal sublinha ainda a importância dos "convidados" por tomarem conhecimento das condições técnicas, no que toca à escassez de locais de treino.

"Temos grandes dificuldades em ter um campo propício para os treinos. Estamos a trabalhar com crianças e isso nos preocupa muito. Neste momento, temos alguns pontos, onde fazemos os treinos com destaque para o Gamek. Infelizmente, o espaço não tem as condições próprias para o trabalho", referiu.

Outro ponto destacado na agenda é a interacção dos membros da Comissão Executiva da FIE com os agentes da modalidade no país, mormente, os membros da Federação Angolana, treinadores, juízes e atletas. Durante o encontro, vão estar atentos às instruções .

A Federação Angolana de Esgrima tem na Mesa da Assembleia Geral, o presidente José Álvaro, a vice-presidente Aida Pereira, e o secretário-geral César Chita. O Conselho Fiscal é presidido por Nadezda Martinho. O Conselho de Disciplina é coordenado por Aarão Filemon e o Conselho Jurisdicional é presidido por Abreu Calundungo.
RN