Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Comissão organiza torneio fechado

?lvaro Alexandre - 25 de Maio, 2017

AXA organiza este sábado no restaurante Fonte da Cede, na rua XXI do Benfica, um torneio fechado

Fotografia: Domingos Cadência|Edições Novembro

A Comissão Instaladora da Associação dos Amigos de Xadrez de Angola (AXA)  organiza este sábado a partir das 10h00, no restaurante Fonte da Cede, na rua XXI do Benfica, um torneio fechado  com a finalidade de testar as qualidades competitivas dos cinco representantes nacionais, para o Africano Individual da Zona 4.3, que vai decorrer de 10 a 17 do próximo mês, no Warm Harbor Hotel - Livingstone, Zâmbia. 

O xadrezista João Júlio, membro da comissão e integrante da delegação que vai para o Zonal 4.3 da Zâmbia, avançou que \"a prova apareceu no momento oportuno. Estamos com um deficit de partidas jogadas de forma séria. A preparação para o Africano da Zâmbia está ser desenvolvida de forma individual. Não existem condições de fazer-se uma avaliação apurada, sobre o nosso estado de forma. A análise feita na prova que vão disputar no sábado e no dia 3 do próximo mês\", disse.

O membro da comissão organizadora do torneio, justificou as razões, que estão por detrás da realização de uma competição fechada. \"O objectivo não é de criar simetria  no seio da família. Nós precisamos de partidas bem disputadas e a realização de uma prova restrita, é uma medida acertada.  A verdade é que temos pouco tempo para preparar a \"operação\" da Zâmbia\", explicou.

Os cinco integrantes, da Selecção Nacional, são os seguintes: Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro, do 1º de Agosto, MF Domingos Paulino, MF Manuel Alberto e CM João Júlio, todos da Escola de Xadrez de Viana, e MI Maria Domingos, do Progresso Sambizanga.

No primeiro torneio, agendado para sábado, as outras cinco vagas vão ser preenchidas pelos xadrezistas Edivaldo Gama (Progresso do Sambizanga), Edivânio Domingos (1º de Agosto), Jeovani Santos (1º de Agosto), MF Catarino Domingos (EPAL) e MF Eduardo Pascoal (1º de Agosto)