Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Comissão tem listagem de novos membros

Jo?o Francisco - 11 de Abril, 2017

Angolana de Lutas Associadas,3. Federação Angolana de Jiu-jit su,4. Federação Angolana de Taekwondo,5. Federação Angolana de Ténis de Campo.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Comissão Eleitoral do Comité Olímpico Angolano (COA), presidida por Rogério Nunes da Silva, tem os nomes dos candidatos  para o novo órgão reitor do olimpismo, para a Olimpíada 2017-2020, cujo processo inicial terminou no dia 31 de Março de 2017, às 19h00 . O anúncio é feito a 22 do mês em curso.

Nesta lista não constam os candidatos das Federações de Lutas (Lutas Associadas, Judo, Tae - Kwondo, Ji- Jutsi e Ténis de Campo), cujos processos eleitorais foram consideradas irregulares, pelos órgãos reitores do Desporto angolano (Ministério da Juventude e Desporto  “Minjud” e COA). A Federação Angolana dos Desportos Náuticos, que também estava na mesma condição, acabou por ser libertada.

À estas federações, cujos pleitos não foram reconhecidos, foram criadas Comissões de Gestão para  durante um período, não superior a três meses, preparar novas eleições para regularizarem a  situação.  Em situação idêntica, estão duas novas Federações (Esgrima e Golfe), cujos processos de criação deram entrada no Ministério da Juventude e Desportos.

Além das 20 Federações Nacionais, a Comissão Eleitoral na primeira fase do processo admitiu outras entidades colectivas, habilitadas a participar  no processo Eleitoral, com a nomeação dos seus representantes e os seus candidatos a membros individuais, que totalizam 27 entidades.

Da contagem, segundo a acta da sessão de encerramento da recepção dos processos de nomeação dos membros representantes das entidades colectivas, e de candidaturas a membros individuais, a que tivemos acesso, foram apurados:

\"27 processos de nomeação de membros, 73 processos de candidaturas a membros individuais, dos 49 apresentados por Entidades Coletivas, 9 apresentados pela actual Comissão Executiva( Direção do COA) e 15 apresentados a título pessoal dos candidatos. O número de representantes e candidatos do género feminino foi de 24\".

A acta revela ainda, que: \" a comissão Eleitoral até ao dia 22 de Abril anuncia as nomeações para Membros representantes, que foram aprovados e os candidatos aceites para participar no Processo Eleitoral para membros individuais\". Conclui o documento assinado por três dos sete membros da respectiva Comissão Eleitoral.

A Comissão Eleitoral do COA, de acordo com o Artigo 3º , ponto 3, integra sete(7) membros nomes, nomeadamente,  Rogério Nunes da Silva( Presidente), Carlos Teixeira ( Vice- Presidente), Amaral Aleixo ( Secretário), Cláudia Almeida, Hermínia Coelho, Fineza Eusébio e Ana Cristina Fortunato, todos na qualidade de vogais.

Federações Nacionais Desportivas para o ciclo olímpico 2017-2020
Como referido, das 25 Federações Nacionais Desportivas reconhecidas pelo Minjud e COA, cinco ficam temporariamente fora do processo, e 20 foram reconhecidas.

As federações nacionais reconhecidas, são: 1. Atletismo,2. Andebol,3. Basquetebol,4. Boxe,5. Ciclismo,6. Desporto Universitário,7. Esgrima,8. Equestre,9. Futebol,10. Futsal,11. Ginastica,12. Karaté-Do,13. Natação,14. Patinagem.15. Pesca Desportiva,16. Ténis de Mesa,17. Tiro, 18. Voleibol,19. Xadrez, 20 Desportos Náuticos. Não foram reconhecidas, 1. Federação Angolana de Judo,2. Federação Angolana de Lutas Associadas,3. Federação Angolana de Jiu-jit su,4. Federação Angolana de Taekwondo,5. Federação Angolana de Ténis de Campo.
JF