Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Confederação africana suspende Neide Barbosa

Silova Cacuti - 17 de Maio, 2016

Jogadora do Progresso do Sambizanga agrediu árbitro na Taça das Taças

Fotografia: Nuno Flash

O Progresso do Sambizanga não pode contar com os préstimos da guarda-redes Neide Barbosa no Campeonato Nacional sénior feminino que se disputa em Luanda, no mês de Junho, devido a uma suspensão da Confederação Africana de Andebol (Cahb), que pesa sobre a jogadora.

A instituição desportiva continental suspendeu a antiga internacional angolana de todas as competições por um ano, e aplicou uma multa adicional de 3,3 mil euros por agressão a um árbitro no jogo diante do FAP dos Camarões, disputado a 13 do corrente, em Laâyoune, Marrocos, para a atribuição do terceiro lugar da Taça das Taças africanas.

De acordo com o relatório dos árbitros, a jogadora angolana de 35 anos de idade, pontapeou o árbitro e logo a seguir o atingiu com um soco na cabeça.

Depois da partida, a Cahb recebeu da jogadora e da chefia de delegação da equipa do Progresso do Sambizanga um pedido de desculpas escrito, mas dada a gravidade da ocorrência o assunto foi encaminhado para o Comité Executivo da Confederação Africana, que tomou a decisão de suspender a jogadora.

O Progresso do Sambizanga acabou a competição na terceira posição. Neide Barbosa representou a selecção nacional nos Jogos Olímpicos de Atenas'2004, no campeonato mundial do Brasil em 2011 e nos Jogos Olímpicos de Londres'2012.

Para o campeonato nacional, Victor Tchikoulaev, treinador do Progresso do Sambizanga  conta com os préstimos das guarda-redes Wilma Luceo "Bá" e Landinha Mayala.

Além do Progresso do Sambizanga, esteve também inscrita por Angola a equipa do 1º de Agosto, que  sagrou-se campeã africana pela segunda vez consecutiva.
SC