Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Confederao Africana trabalha em Luanda

14 de Maio, 2018

Mansorou Aremou vai felicitar a direco do Petro pelo regresso s competies africanas

Fotografia: kINDALA MANUEL

O Comité Executivo da Confederação Africana de Andebol (CAHB) trabalha em Luanda, entre os dias 19 e 21 do corrente, à convite da Federação Angolana de Andebol para presenciar as actividades festivas que vão marcar o 20 de Maio, Dia Nacional do Andebol. A inauguração da nova sede da Federação Angolana de Andebol (Faand) é um dos momentos que conta com a presença do presidente da CAHB, Mansorou Aremou. A Federação Angolana de Andebol muda-se, definitivamente, para as antigas instalações da Federação Angolana de Futebol. Estão reestruturadas e modernizadas. A inauguração está marcada para o dia 20, às 10h30.
Além da inauguração, o Comité Executivo da Confederação Anfricana de Andebol tem uma agenda de trabalho que inclui vista de cortesia à ministra angolana de Juventude e Desportos, visita às instalações da Cidade Desportiva do 1º de Agosto e uma audiência com a direcção do Petro de Luanda. Segundo apuramos, o Executivo da CAHB pretende felicitar a direcção do Petro de Luanda, pelo regresso às competições africanas. Vários torneios, palestras e outros eventos pelo país, sob a égide das Associações provinciais, vão marcar as festividades do 20 de Maio.  Nessa data em 1974, jovens entusiastas como Manuel da Costa, Macias, Ernesto Lara, Irmãos Almeida, Dantas Cardoso, José Cardoso, Marcelino Lima, Espírito Santo e outros manifestaram o interesse pelo andebol e materializaram um projecto de massificação, que culminou com a criação dos primeiros núcleos, nomeadamente, o de Neves Bendinha, INEF, Sporting de Luanda e Ferroviário de Luanda. No dia 22, a jornada do Dia Nacional do andebol vai ser abrilhantada com a disputa do clássico entre as equipas femininas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto, pontuável para a primeira jornada da segunda volta do campeonato provincial. O jogo esteve inicialmente marcado para o dia 8 do corrente,  foi adiado devido ao mau estado do piso do pavilhão da Cidadela Desportiva.
No dia 25, está prevista a realização da Assembleia Constitutiva da Associação de Treinadores de Andebol. Para encerrar a jornada comemorativa, no dia 26 realiza-se a Assembleia-geral da Federação Angolana de Andebol.