Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Conferncia de imprensa aborda hoje a prova

Pedro Futa - 27 de Dezembro, 2018

Fotografia: Edies Novembro

A Federação Angolana de Atletismo realiza hoje, a partir das 17h00, no anfiteatro do Edifício Kilamba, à Marginal de Luanda, uma conferência de imprensa sobre as questões administrativas e a chegada de estrangeiros inscritos para a 63ª edição da corrida de fim de ano, a São Silvestre, que acontece na próxima segunda-feira.
Depois de duas edições sem a participação de estrangeiros, a São Silvestre de Luanda volta a contar com atletas da Zâmbia, Namíbia, África do Sul, Zimbabwe, Botswana, Quénia, Etiópia e Portugal.
Para o sucesso da empreitada, a Federação Angolana de Atletismo conta com patrocínios de algumas empresas como a Chevron e o Banco de Fomento de Angola (BFA). A instituição arrecadou um total de 35 mil dólares norte-americanos, além de 18 milhões de kwanzas disponibilizados pelo Estado angolano, por via do Ministério da Juventude e Desportos.
A organização do evento vai disponibilizar prémios aos classificados nacionais e aos estrangeiros. Os atletas nacionais recebem em moeda angolana e o estrangeiro em euro. Os três primeiros classificados nacionais vão pódio receber 500, 400 e 300 mil kwanzas. O décimo recebe 15 mil kwanzas.  Os três primeiros classificados estrangeiros são compensados com três, dois e mil euros.
Os vencedores da classe paralímpica recebem 15 mil kwanzas. Os veteranos, do primeiro a oitavo lugares, são compensados com 30 mil kwanzas cada um pela participação. 
As inscrições decorrem nos postos da Cidadela Desportiva, Cazenga, Viana, Mutamba e na sede social da Federação Angolana de Atletismo no bairro Nova Vida. A taxa de inscrição está avaliada em 500 kwanzas. A organização assume as despesas de participação de dois atletas federados de cada Associação Provincial de Atletismo.
A prova tem o percurso de 10 quilómetros. A partida acontece no Largo da Mutamba, com passagens pelo Serpa Pinto, Largo da Maianga, Avenida Revolução de Outubro, Túnel do Prenda, Avenida Ho-Chi Mim, Largo 1º de Maio, Alameda Manuel Van-dúnem, Largo do Kinaxixi, Rua da Missão, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão e chegada no Estádio dos Coqueiros.
Manuel Simão e Adelaide Machado foram os vencedores da edição passada.