Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Conferncia de imprensa aborda hoje seminrio

Rosa Napole?o - 13 de Abril, 2017

Tcnicas de exerccios devem ser ministradas por especialistas

Fotografia: Jornal dos Desportos | Edies Novembro

A sala de reuniões da Federação Angolana de Ginástica, à Cidadela Desportiva, acolhe a partir das 15h00 de hoje a conferência de imprensa que aborda o II Seminário sobre Exercícios Físicos, a ter lugar no próximo dia 27.

São esperados no local as individualidades desportivas da área da Educação Física que vão aclarar os pormenores de actuação e de organização do seminário. O presidente de direcção da Federação Angolana de Ginástica, Auxílio Jacob, explica a importância do assunto para o bem estar dos indivíduos.

\"O tema \"Impacto da Prática do Exercício Físico Sem Orientação no Desenvolvimento Socio-Económico do País\" é importante, porque acarreta vários perigos se não forem bem encaminhados. As pessoas, que trabalham com a disciplina de Educação Física ou em academias de ginástica de manutenção, devem estar dotados de conhecimentos científicos nos ramos da anatomia, fisioterapia, psicologia, pedagogia e, acima de tudo, de biomecânica\", disse.Auxílio Jacob fundamenta que \"o desconhecimento dessas matérias constitui perigo para a vida das pessoas; podendo mesmo exigir cuidados médicos especializados\".

Formado em Educação Física, o presidente da Federação Angolana de Ginástica reafirma que \"as pessoas são menos vulneráveis a certas enfermidades, como diabetes, tromboses e complicações que resultam da interrupção do sistema circulatório, quando praticam exercício físico\".
 O dirigente aclara que \"o sistema de irrigação de um indivíduo que pratica regularmente exercício físico está sempre disponível para que o fluxo de sangue possa circular com maior normalidade e com a capacidade para sustentar, do ponto de vista de oxigénio, as suas células\".

Auxilio Jacob assegura que \"uma das piores doenças para os indivíduos que não praticam exercícios físicos é o Acidente Vascular Cerebral (AVC), caracterizada pela interrupção da circulação sanguínea, provocando a subida da tensão arterial\".

O Seminário vai contar com as experiências dos professores Fernanda de Menezes, Artur Barros, Nádia Cruz, Auxílio Jacob, Agostinho Sungo, Cláudio da Costa, Paulo Ferrão, Semba Tango e Jesus dos Santos.