Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Congoleses convidados para internacionalizar o GP BAI

Joo Francisco - 27 de Outubro, 2018

Fotografia: Contreiras Pipa

A organização da I edição do Grande Prémio BAI, em ciclismo, convidou a selecção nacional da República do Congo (RDC) para internacionalizar a prova, que se disputa de 8 a 11 de Novembro, na cidade de Benguela, sob responsabilidade da Associação provincial local da modalidade (Apcip).
 Segundo fontes próximas da organização, a delegação congolesa  já confirmou a sua participação,  deve chegar a Luanda nos próximos dias e segue para Benguela, atempadamente. A caravana deve ser composta por dez elementos, entre ciclistas, delegados, treinador e respectivo mecânico.
 A organização  assegurou revelar, nos próximos dias, os nomes dos integrantes da delegação congolesa, entretanto, adiantou que um dia antes da prova, a 07 de Novembro,  no local do evento faz a apresentação de todas as equipas participantes. A equipa de Bai/ Sicasal/ Petro Atlético de Luanda, associada da patrocinadora deste grande prémio, vai ser anunciada como \"equipa continental\".
O convite à equipa congolesa foi \"acertado\" aquando da vinda do \"Motema ya Pembe\" a Luanda,  para o jogo das eliminatórias para as \"champions africana\" com o 1º de Agosto.  A caravana congolesa, na altura, trouxe um responsável que também é dirigente do ciclismo local, surgiu em retribuição à participação de equipas angolanas no \"tour da RDC\", quase todos os anos.

GP IGOR SILVA  EM BENGUELA
Soubemos, igualmente, que procedente de Luanda já se encontra-se em Benguela a formação da Orped, que no último fim de semana participou num grande prémio de homenagem ao ciclista Igor Silva, alusivo ao seu 96º aniversário, completados na segunda -feira (21.10.2018), em simultâneo com um outro campeão, Dário António.
 O grande Prémio \"Igor Silva\",  vencido pelo próprio ciclista da Jair Transportes,  foi disputado em duas etapas de fundo, uma de 160 Kmm, no dia 20.10.2018 e outra, de 155 km( 21.10.2018), na Baía Farta  nos arredores de Benguela.
 Walter da Silva, da Jair Transportes, e Marcelino Augusto, da Orped, completaram o pódio da prova que serviu de estágio pré-competitivo para o \"I grande prémio\" internacional Bai.