Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Conselho Superior acontece em Maio

Joo Francisco - 04 de Abril, 2019

Conselho Superior do Desporto vai decorrer em Maio

Fotografia: Vigas da Purificao

O Secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida, presidiu ontem na sede do Ministério da Juventude e Desportos (Minjud), o primeiro encontro preparativo do V Conselho Superior do Desporto/2019, com as Federações Nacionais.
É pela primeira vez que acontece, no formato apresentado, em que as Federações foram convidadas, para num período de 72 horas para apresentarem propostas com a finalidade de enriquecer os documentos a serem apresentados no fórum, cuja data ainda não foi revelada, mas sabe-se que a sua realização seja em Maio.
O encontro devia ter acontecido em Fevereiro, entretanto, fontes afectas ao Ministério da Juventude e Desporto, informam que \" uma simbiose de questões técnicas, ligadas ao atraso de dados requeridos às Federações Nacionais e constrangimentos de índole financeira, consubstanciadas com a aprovação do Orçamento Geral do Estado(OGE)/ 2019, condicionaram a actividade naquela data\", adiantou.
De resto, o facto de muitas Federações Nacionais, até à altura não terem realizado  Assembleias Gerais Ordinárias, condicionou o envio dos seus relatórios e contas aprovados pelos associados, ao Minjud, criou de certa forma,\"outro vazio\" quanto à realização do evento, visto ser um dos pressupostos para o Executivo assumir Contratos/Programas com os seus parceiros.
Entre as \" mais valias\" apresentadas, a forma como foi feito o Plano de Desenvolvimento da Federação Angolana de Andebol (FAAND) para o presente quadriénio(2017/2020), um dos últimos pontos apresentados no encontro de uma hora, entre o Minjud e parceiros, foi considerado pelo representante do Executivo angolano, um modelo a adoptar pelas restantes Federações.
Este \"Plano de Desenvolvimento da Federação Angolana de Andebol(FAAND)\" que já foi apresentado noutros fóruns, o Minjud quer que seja apresentado no V Conselho Consultivo, um Plano de uma outra Federação(...).
Constou ainda na agenda de trabalho, os seguintes pontos : Estado de Preparação  do evento, Relatórios Actualizado de Actividades do Associativismo Desportivo 2016/2010, Análise do Plano de Realização, tendo como alíneas a) Agenda e b) Temas; Contrato -Programas e Legislação Desportiva.
Segundo o Estatuto/Regulamento, do Conselho Superior do Desporto, este tem de ser convocado com pelo menos 30 dias de antecedência, para dar tempo aos participantes de defenderem as suas próprias propostas remetidas ao encontro(...).