Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Conselho tcnico adia estgio da seleco

Rosa Napoleo - 16 de Agosto, 2014

A viagem da Seleco Nacional de ginstica rtmica para a Provncia do Huambo , foi remarcada para a prxima tera-feira.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O motivo do adiamento da saída do combinado nacional, que deve representar o país no Campeonato do Mundo da Turquia, prende-se com o facto de alguns atletas ainda não terem terminado os exames académicos.

Os atletas que pertencem aos clubes de Luanda e Benguela trabalharam durante os últimos dois meses nas suas agremiações com programas concebidos pelo técnico principal Semba Miguel. Dentre as técnicas, constam os lançamentos e recepção dos aparelhos, os aspectos de flexibilidade,  resistência e força.

Semba Miguel, técnico principal da selecção de ginástica  rítmica, disse  ao Jornal dos Desportos  que a escolha do Huambo para os treinos tem a finalidade de "adaptar os atletas ao clima frio, que geralmente é característico no país da competição".

De acordo  com o técnico, a modalidade, que já tem marcado o país com a conquista de várias medalhas, pode alcançar um resultado que dignifique o país. "Temos boas atletas na ginástica rítmica e, portanto, vamos lutar para conseguir medalhar", disse.

O conselho técnico federativo aproveita este período de treinos para enquadrar no grupo alguns atletas da classe dos juniores para ganharem mais experiência. Na lista dos juniores  embarcam juntamente com os principais representantes da prova mundial estão  Beatriz Casselo, Mónica Gaspar, Eunice ferreira e Yulanda António. 

Após o período de estágio no Huambo, o grupo segue viagem para Portugal, onde vai concluir os trabalhos, no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos.

Nkumba Suzana, Yolanda Gaspar, Ana Mpanzo, Alice Tomás, Jandira Henriques (Luanda), Margarida Cabral, Sofia Higino (Benguela) e Benilde Panguleipo (Huíla), foram as atletas escolhidos para a prova mundial.

Para além do Mundial da Turquia, a modalidade tem ainda o compromisso de estar na Bélgica em Setembro para a prova de ginástica artística e nos EUA em Outubro para o duplo minitrampolim e tumbling.