Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Contador inicia época na Volta ao Algarve

20 de Fevereiro, 2014

Alberto Contador inicia hoje a época de 2014.

Fotografia: AFP

O espanhol Alberto Contador inicia hoje a época de 2014. E vai fazê-lo na Volta ao Algarve, uma prova de que gosta muito e que já venceu por duas vezes (2009 e 2010). Mas não basta gostar para subir ao lugar mais alto do pódio. “Vai ser o meu primeiro contacto com a competição.

Há corredores muito mais rodados, com mais ritmo do que eu. O meu objectivo é acumular quilómetros e pensar nas próximas provas.” O discurso cauteloso do espanhol aconteceu ontem, após a apresentação das equipas de sub-23 a júnior patrocinadas pela sua fundação.

O ciclista da Tinkoff-Saxo vai ter no português Rui Costa (Lampre-Mérida) e no alemão Tony Martin (Omega), que já começaram a temporada, os seus principais adversários na luta pela vitória na edição da Volta ao Algarve.

A prova arranca amanhã, em Faro, termina domingo, em Vilamoura. O contra-relógio e o Malhão são decisivos. O pelotão composto por 20 equipas, oito do ProTour: Belkin (HOL), Europcar (FRA), FDJ.fr (FRA), Katusha (RUS), Lampre-Mérida (ITA), Movistar (ESP), Omega-QuickStep (BEL) e Tinkoff-Saxo (RUS).

Do escalão Continental Profissional (2.ª Divisão) alinham a Caja Rural (ESP), Cofidis (FRA), Netapp (ALE), RusVelo (RUS) e Wanty-Groupe Gobert (BEL). O pelotão fica completo com as formações Continentais (3.ª Divisão), da qual fazem parte as portuguesas Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassdrive, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Dunas Douradas, OFM-Quinta da Lixa e Rádio Popular, às quais se junta a SkyDive Dubai, dos Emirados Árabes Unidos.
A.P.M.

Goddaert  morre
durante treino

O ciclista Kristof Goddaert, da IAM Cycling, morreu na terça-feira em Antuérpia, vítima de um acidente num treino, ao ser atropelado por um autocarro,  revela o portal Nieuwsblad. De acordo com a referida fonte, o ciclista, de 27 anos, ficou com a roda presa num carril da linha do comboio, sendo posteriormente atingido de forma violenta pelo autocarro, quando estava no chão.

Contratado pela IAM Cycling na temporada passada, Goddaert foi 34.º na Volta ao Qatar deste ano, numa carreira onde representou AG2R La Mondiale, Topsport Vlaanderen e Davitamon-Win for Life. Quanto a vitórias, conquistou a 3.ª etapa na edição de 2010 da Volta à Valónia.