Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Controlo de peso domina os treinos

ROSA PANZO - 24 de Maio, 2018

Com excepo ao atletismo adaptado, que vai congregar os Sub-20, as restantes modalidades disputada em Sub-16.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Aspectos físicos e psicológicos atarefam o primeiro dia de treinos da selecção nacional de taekwondó que projecta em Luanda, no ginásio da Escola Ngola Mbandi, a XI edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a disputar-se de 21 a 28 de Julho, em São Tomé e Príncipe. Inicialmente previsto para o dia 19, os trabalhos preparatórios estavam condicionados ao espaço de treino, segundo o seleccionador principal, Makilas Carlos. Todas as condições estavam criadas para dar início aos treinos no último final de semana, mas \"o espaço só foi cedido na terça-feira, o que causou o condicionamento\". Maquilas Carlos adiantou que a equipa técnica tem as condições básicas e necessárias para que a preparação decorra sem sobressaltos. Na primeira fase preparatória, a equipa técnica vai atarefar a equipa com aspectos físicos para trabalhar o estado de saudade dos atletas e controlar o peso.
\"O peso é um dos factores importantes para o atleta. Temos os que têm peso a mais e há a necessidade de se ajustar à categoria. Felizmente, há os que tendem a perder o peso com facilidade no início dos treinos\", justificou. No taekwondó, explicou, \"se um atleta da categoria de -53 kg perder três quilogramas, automaticamente, passa à outra categoria\".  Makila Carlos e Estefanio Gomes trabalham com os atletas Paulo Ricardo (-58 kg), Maria Alexandre (-55 kg) e Anita Ngoma (-63 kg), todos do 1º de Agosto, e Eduardo Venâncio (-73 kg), da Academia do Huambo. O programa de treinos contempla sessões bi-diários em duas horas cada. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o coordenador e chefe da delegação, Ndilu Mário, assegurou que os exames médicos vão ser feitos a partir da próxima semana. \"As condições logísticas e financeiras estão a ser criadas\", garantiu.
A viagem para o palco da competição está prevista para o dia 18 de Julho e o regresso ao país ocorre no dia 29 do mesmo mês. A delegação é composta por 79 elementos. Angola vai participar nas modalidades de basquetebol 3X3 (feminino), atletismo convencional e adaptado, voleibol, taikwandó e futebol. Com excepção ao atletismo adaptado, que vai congregar os Sub-20, as restantes modalidades é disputada em Sub-16.
RP