Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Convite da APF orgulha vianenses

10 de Novembro, 2016

Ti-Nandinho satisfeito por jogar no Uíge

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa da Escola de Futebol do Zango promete uma boa exibição, no jogo de sábado, às 15h15, no Estádio 4 de Janeiro, que serve de apresentação oficial da selecção do Uíge, na categoria de Sub-15, com vista dignificar o convite da Associação Provincial de Futebol do Uíge (APFU). A garantia foi dada ontem, ao Jornal dos Desportos, pelo responsável técnico do grémio luandense, Armando da Costa Faria “Ti-Nandinho”. 

De acordo com Armando Faria, o convite da APF do Uíge para o jogo de sábado, veio num momento especial para a instituição do município de Viana, que comemorou no dia 5 do corrente, seis anos de existência. “A Escola de Futebol do Zango, “projecto Brincando com a Bola, Ti-Nandinho,” agradece a Associação Provincial de Futebol do Uíge, na pessoa do seu presidente de direcção, Agostinho Neves António, o convite que veio num momento muito especial para o nosso projecto, que comemorou 6 anos de existência no dia 5.

O convite da APF foi aceite com muito orgulho e satisfação, por tratar-se de um jogo muito importante, que é com a selecção de Sub-15 local, e que serve para os nossos meninos ganharem mais experiência, mais rodagem competitiva, conhecer outras vivências, respirar outros ares, e  também criarem novos ciclos de amizades,  de uma boa convivência social”, disse.  A troca de experiência entre as partes (APF do Uíge e Escola de Futebol do Zango), segundo Ti-Nandinho, “será bem aproveitado pela nossa instituição - alunos, direcção técnica e administrativa - já que fazemos a nossa primeira deslocação fora de Luanda, desde que fundamos o projecto, a 5 de Novembro de 2010. Viva Angola, de Cabinda ao Cunene”.

CATEGORIA  SUB-15
Zango baptiza
selecção do Uíge


A equipa da Escola de Futebol do Zango foi convidada pela direcção da Associação Provincial de Futebol do Uíge (APFU), para o jogo de apresentação da selecção local da categoria de Sub-15, a disputar-se no sábado  dia 12, às 15h15, no Estádio 4 de Janeiro, soube ontem o Jornal dos Desportos, do presidente do órgão reitor da modalidade nas terras do bago vermelho, Agostinho Neves António.

O convite feito à Escola de Futebol do Zango, para o jogo de apresentação da selecção provincial de futebol do Uíge, de acordo com Agostinho Neves António, resulta do excelente trabalho que se desenvolve naquela agremiação desportiva do município luandense de Viana. “O grande trabalho que o treinador Ti Nandinho desenvolve no Zango, serve de exemplo, para o que pretendemos na nossa província. O Uíge, temos de reconhecer, há muito perdeu a identidade futebolística, por isso, nada melhor de que arrumar a casa por baixo.

Ou seja, apostarmos nas selecções jovens. No dia 12 deste mês (sábado), vamos lançar os Sub-15, depois os Sub-17 e posteriormente os Sub-20. A aposta anima-nos. Por isso, acreditamos que até ao fim do nosso mandato, em 2020, possamos ter grandes futebolistas na nossa província”, disse.Agostinho António fez alusão ao bom futebol apresentado pelos miúdos de Ti Nandinho, na I edição da fase nacional da Taça Kandengues das Comunidades, organizado em Janeiro  pela Associação Kandengues Habilidosos, em que foi vencedora a equipa do Santa Rita de Cássia FC do Uíge, bem como a Taça “Fabrice Akwá”, disputado em Junho, enquadrado no festival infanto -juvenil do Tea Club, liderado pela Deputada Welwitshia dos Santos “Tchizé”, cujo vencedor foi a Escola do Zango. A aposta na formação de futebolistas é uma das apostas do elenco da APF Uíge, eleito em assembleia de renovação de mandatos a 15 de Junho,  tem como objectivo tornar a província num “grande celeiro” a nível da região Norte, e do país nos próximos quatro anos.