Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Coordenador anuncia construção da academia

Hélder Jeremias - 26 de Julho, 2013

Província de Luanda dispõe nos próximos tempos uma academia para formar talentos

Fotografia: Jornal dos Desportos

De acordo com João Almeida, o terreno fica localizado no Bairro Sossego, ao Benfica, e tem dimensões suficientes para a construção de meia dúzia de campos, aposentos e áreas de serviços para albergar um número suficiente de crianças inseridas no projecto elaborado pela antiga praticante, Ana Balbina e apoiado pela primeira-dama da República, Ana Paula dos Santos. João Almeida considerou a concessão do espaço como um marco na história do ténis nacional, pois, a construção da primeira academia vem suprir o vazio que a modalidade tem atravessado devido ao deficiente funcionamento do órgão reitor da modalidade, em consequência da falta de entendimento entre os corpos sociais há vários anos.

“Quero reiterar o dinamismo da senhora Ana Balbina que está em frente deste projecto com vista ao resgate do ténis e dizer que a construção da primeira academia é um factor que vai fazer toda diferença no nosso desporto, pois, as crianças vão aprender o ABC da modalidade e Angola pode tornar-se num dos mais importantes viveiros do continente”, disse João Almeida.


Portuguesa brilha
no Cazaquistão


Maria João Koehler, número dois portuguesa e 124.ª classificada do ranking mundial, garantiu ontem o apuramento para os quartos-de-final do ITF de Astana, evento que distribui 100 mil dólares (cerca de 76 mil euros) em prémios monetários e que foi palco do maior título da carreira da portuense em 2012.

A defender o estatuto de primeira cabeça-de-série, a jovem tenista, de 20 anos, não teve problemas em ultrapassar a russa Yana Buchina, número 386 do ranking mundial oriunda da fase de qualificação, por seis-um e seis-zero. Koehler ainda perdeu o primeiro jogo do encontro, mas venceu os 12 seguintes, nunca enfrentou qualquer ponto de break pelo caminho. Nos quartos-de-final, Maria João vai defrontar a turca Cagla Buyukakcay, 144-ª classificada da hierarquia feminina e quinta cabeça-de-série em Astana.

O encontro disputa-se hoje e é o terceiro entre as duas. A turca triunfou em 2011, em Espanha, mas Koehler empatou o confronto directo precisamente há um ano, neste mesmo torneio. Na competição de pares, ao lado da ex-top 40 WTA Ksenia Pervak, Maria João Koehler foi eliminada logo na primeira eliminatória pelas tailandesas.