Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Corredor Igor Silva regressa às vitórias

Simão Kibondo - Benguela - 30 de Maio, 2016

Igor Silva no Grande Prémio Hotel Luso

Fotografia: Paulo Mulaza

O campeão nacional de contra relógio e  Ciclismo de Estrada de Angola, Igor Silva de 32 anos, regressou às vitórias no Grande Prémio Hotel Luso, alusivo ao 399º aniversário da Cidade de Benguela que terminou ontem, com a disputa da II etapa na especialidade de Estrada de 140 km, no percurso nacional que desemboca em direcção à cidade do Lubango.

Igor Silva envergou pela primeira vez nos últimos quatro anos a camisola ( vermelha , preta e branca) da “Jair transportes, ” da sua província de origem (Benguela), depois de representar  o Sport Luanda e Benfica, ainda na primeira semana deste mês, aquando do II prémio “Tanaka”, foi  no sábado o mais rápido entre os dez (10) primeiros tempos da I etapa da prova, o contra relógio individual de 25 Km.

Na perseguição individual , o campeão Nacional de Ciclismo de Angola, na categoria de Elite / seniores),  foi cronometrado electronicamente com 27 minutos e 26 segundos, seguido do seu anterior colega de equipa, Walter da  Silva(  28: 14) que também rescindiu amigavelmente com o Benfica de Luanda para reforçar uma das duas equipas benguelenses, e ainda Walter Silva “Pepino”, 38 anos ( 29:20), irmão de Igor Silva.

O filho mais novo do desportista “veterano” Alberto Silva “pepino”, Igor Silva, é o principal favorita na prova que apesar de ter a denominação da instituição hoteleira familiar, comemora mais um aniversário da cidade de Benguela.

No total concorrem para este Grande Prémio Hotel Luso,  43 de cinco  categorias ou escalões etários ( Elites/Juniores, Cadetes /Juvenis e Masters) ,  em representação de Benguela, com duas equipas, a anfitriã ( H. Luso) e a Jair Transportes, Lda., de Luanda ( Santos Futebol), Huambo e Huíla, todas também com uma equipa.
O juvenil Erick Pinheiro de 13 anos foi o único concorrente a cortar a meta com 37: 14. Na categoria de cadetes,  Dalton Silvo de 16 anos  superou os demais com 32:02, seguido de Gerson dos Santos de 15 anos (32:29) e Blanche Gomes de 16 anos da equipa Nocebo do Huambo.

Em juniores subiram ao pódio, Vidal António ( 31:18) de 17 anos, Luis Rocha ( 31:18) de  17 anos, Márcio José, (31:18) de  17 anos. Todos os corredores benguelenses  em Fevereiro deste ano integraram a selecção nacional que obteve a medalha de Bronze nos Campeonatos Africanos de Casablanca e Benslimane( Marrocos).

Na categoria dos Masters ( veteranos), Walter Silva de  31 anos, também fez o melhor tempo da categoria ( 30: 20) , seguido de Eleutério Cardoso de 37 anos ( 33:04) e Paulo da Silva de 36 anos ( 33:05).