Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Corrida Luanda Sport Center alarga perodo de inscries

05 de Abril, 2013

II edio da Corrida Luanda Sport Center, marcada para 14 de Abril

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os fundistas federados e populares que quiserem correr na II edição da Corrida Luanda Sport Center, marcada para 14 do corrente, podem inscrever-se até 10 de Abril, contrariamente à data inicialmente agendada. Nelaine Santos, da organização da prova, confirmou ao Jornal dos Desportos a prorrogação do período de inscrições, em virtude da adesão de corredores que se regista nos últimos dias.

“Pretendíamos encerrar as inscrições dia 5, mas devido ao interesse de muitos corredores que nos últimos dias chegam para se inscrever, decidimos continuar o processo até ao dia 10, para os corredores de Luanda. Quanto aos que vêm de outras províncias, abrimos uma excepção e podemos inscrever até à véspera da prova”, anunciou, sem avançar dados sobre o total de corredores já inscritos.

A organização da corrida, cujo percurso é de 10 km, nas principais avenidas da zona do Talatona, prevê inscrever mil corredores.

A prova já suscitou o interesse dos fundistas na província da Huíla, entre eles Avelino Dumbo, Francisco Caluvi, Joaquim Chamane, Tiago Baptista, Ernestina Paulino, Sónia Capoco, entre outros.

No acto de inscrição, o corredor paga o valor de 1.500 kwanzas e antes da corrida recebe um kit com camisola, boné, dorsal, cartão SIM Movicel e um alfinete.
Os corredores habilitam-se ao sorteio de uma viatura de marca Citroen. 

A II edição da Luanda Sport Center tem previsto prémios de 100 mil kwanzas, um computador portátil, 12 meses de ginásio na LSC, medalha e troféu, para o 1º classificado na classe de federados.

A classe de federados vai oferecer prémios até ao 6º classificado.

Para a categoria de populares, o 1º classificado leva 50 mil kwanzas, um computador, vai beneficiar de 12 meses de ginásio, medalha e troféu. Na categoria de populares serão premiados os 3 primeiros classificados, tal como na classe paralímpica.


DIA DA PAZ
Gomes Pedro vence corrida 


O atleta Gomes Pedro, individual, sagrou-se ontem em Malange vencedor da corrida pedestre em alusão ao Dia da Paz e Reconciliação Nacional, num percurso de três quilómetros.

Caetano Andrade, também individual e Alberto José, paralímpico da classe T11, posicionaram-se no segundo e terceiro lugar, respectivamente. O atleta Gomes Pedro, primeiro colocado da prova, afirmou que é fundamental o lugar que conquistou nesta corrida para saudar os 11 anos de Paz e Reconciliação Nacional no país.
O atleta Caetano Andrade, segundo colocado do circuito, disse que a prova pedestre em alusão aos 11 anos de paz representa o engrandecimento do desporto, uma vez que o país tem progredido em todos os sectores, rumo ao desenvolvimento sustentável das comunidades. No encerramento da actividade, o responsável do departamento provincial para os desportos, José Cardoso, afirmou que a participação dos 17 atletas na prova, consagrada ao Dia da Paz e Reconciliação Nacional, demonstra a unidade, harmonia e tranquilidade na província.

Afirmou que a prática de desporto na província de Malange tem dado passos significativos com a aplicação do projecto de massificação.
A prova pedestre em alusão ao Dia da Paz e Reconciliação Nacional teve a participação de 17 atletas, dos 13 aos 27 anos de idade.      


Pistorius volta a treinar

O velocista sul-africano Oscar Pistorius volta aos treinos nos próximos dias, no seu regresso ao desporto depois do afastamento forçado, motivado pela acusação da morte da sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, no dia 14 de Fevereiro. “Reunimos ontem e falámos da possibilidade de retomar os treinos”, explicou o agente do atleta, Pieter van Zyl, após reunião com Oscar Pistorius e o seu técnico, Ampie Löw.

“Será Oscar quem decidirá quando”, afirmou Pieter van Zyl, em declarações publicadas ontem pela agência sul-africana de notícias Sapa.

Segundo o representante do atleta, o regresso aos treinos fará bem à componente psicológica de Oscar Pistorius. “Pela minha parte e pela do treinador pensamos que é uma boa ideia, para que volte a ter certa rotina na vida”, explicou Pieter van Zyl.

Oscar Pistorius, de 26 anos, está em liberdade provisória desde o dia 22 de Fevereiro, obtida após pagamento de fiança. As restrições impostas foram aliviadas no dia 28 de Março, após recurso da defesa do velocista, inclusive com a devolução do passaporte, para que o atleta sul-africano dispute provas internacionais.

No dia 4 de Junho, o atleta terá que comparecer em audiência no tribunal. Oscar Pistorius afirma que disparou contra a sua namorada através da porta da casa de banho, pensando que se tratasse de um intruso que invadira a sua casa.