Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Corrida Luanda Sport Center regista adesão de populares

26 de Março, 2013

II edição da corrida Luanda Sport Center

Fotografia: Jornal dos Desportos

Pelo menos duas centenas de populares já se inscreveram para a II edição da corrida Luanda Sport Center (LSC) que sai à rua em Luanda a 14 de Abril, numa organização da empresa que dá nome à prova, em parceria com a Federação Angolana de Atletismo (FAA). As inscrições, segundo uma nota da organização chegada à nossa redacção, encerram a 5 de Abril.  Nelaine Santos, da organização, assegura que é crescente o movimento de populares que procuram inscrever-se, à medida que se aproxima o final do processo de inscrições.

“As inscrições para populares estão a ser feitas aqui na LSC, que é na Rua E, em Talatona; enquanto as inscrições para federados decorrem na sede da Federação, sita na Cidadela Desportiva. A federação está a auxiliar-nos nos aspectos técnicos, como juízes e cronometristas, contactos com Polícia, medição do percurso, entre outros”, comentou.

Em relação aos atletas federados, a pouco menos de dez dias do termo das inscrições, apenas um atleta federado procedeu à inscrição que decorre na sede da federação.  Mota Gomes, secretário-geral da FAA, disse que “os atletas federados têm o hábito de deixar as inscrições para os últimos dias”, mas mostrou-se confiante na adesão dos federados.

Para se inscreverem, os interessados devem pagar uma taxa de 1.500 kwanzas e facultativamente entregar um quilo de alimento não perecível. A inscrição dá direito a um kit composto por uma camisola e uma squeeze (garrafa plástica para água).

A II edição da Luanda Sport Center vai correr um percurso de dez quilómetros na zona do Talatona. Estão previstos prémios de 100 mil kwanzas, um computador portátil, 12 meses de ginásio na LSC, medalha e troféu, para o 1º classificado na classe de federados. A classe de federados vai oferecer prémios até ao 6º classificado.


NO FINAL
Organização sorteia viatura


A organização da corrida Luanda Sport Center va sortear uma viatura no final da prova. Nelaine Santos confirmou a realização do sorteio de uma viatura de marca Citroen, para o qual estarão habilitados todos os inscritos.  A organização, acrescentou, vai também condecorar todos os participantes que cortarem a meta, com medalha de participação. A perspectiva de participantes é de mil.

O objectivo da realização da prova passa por “promover uma opção de lazer ao público, motivar a prática de exercícios físicos e a difusão do atletismo pelo país, visando a inserção do evento no calendário internacional de corridas de rua.

A prova vai ter partidas distintas entre masculinos e femininos. O sector feminino terá o tiro de largada às 8h00, ao passo que o masculino parte dez minutos depois.
Além da viatura, a prova vai oferecer um pacote global de prémios pecuniários avaliados em 550 mil kwanzas, dois computadores e igual número de telemóveis. Silva Cacuti    


Bolt perde nos 400 metros planos

O jamaicano Usain Bolt foi superado nos 400m planos, prova em que não é especialista, no Meeting de Kingston (JAM), no passado sábado. Bolt perdeu o ritmo nos últimos 50 metros e foi ultrapassado por Nicholas Maithland. O vencedor fez 45s79, contra 46s44 do campeão olímpico. Noutra série dos 400m planos, Yohan Blake – medalha de prata nos 100m e 200m em Londres’2012 - fez o tempo de 46s33 e perdeu para Allodin Fothergill, que cravou 46s24.