Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Corrida pedestre marca Dia do Herói

Sérgio V. Dias- Cuito - 09 de Setembro, 2015

De recordar que o Dia do Herói Nacional, 17 de Setembro, visa homenagear a figura do saudoso Presidente

Fotografia: Jornal dos Desportos

A V edição da corrida pedestre, denominada “Prova Herói Nacional”, com percurso de 30 quilómetros de distância, realiza-se no dia 17 do mês em curso, no Bié, deve contar este ano com a participação de atletas federados e não -federados. A corrida, organizada pela Escola Boa Esperança do Bié, propriedade do veterano atleta Tiago Tchingui, tem a  largada na sede do município e término no Cuito, capital da província. A mesma serve de testemunho vivo para juventude da região e não só.

Para esse efeito, a organização apela à participação de atletas voluntários, maiores de 18 anos, nesta prova em que cada pode percorrer a distância de acordo as suas capacidades físicas, já que a mesma junta antigos praticantes da modalidade. A corrida, que se realiza sobre o signo “Atletismo é saúde, alegria, patriotismo, felicidade, amor e esperança de vida para a vida”, vai contar com o apoio dos agentes da Polícia de Trânsito para manter a segurança dos atletas nas várias etapas do percurso.

A “Prova Herói Nacional” insere-se no “Projecto Tulupuki”, uma expressão umbundo que traduzida para a Língua de Camões significa “Vamos correr”.
O Bié, com uma extensão territorial de 70.314 e agrega no seu seio além da sua capital, Cuito, os municípios do Andulo, Cunhinga, Catabola, Camacupa, Cuemba, Chinguar, Chitembo e Nharea, revela-se como um dos grandes viveiros do atletismo dentro das nossas fronteiras.

O veterano Tiago Tchingui, proprietário da Escola Boa Esperança e José Sayovo, a grande revelação do desporto -paralímpico, são duas das referências obrigatórias da modalidade de atletismo a nível do país. A organização perspectiva, acima de tudo, o “Fair-Play” com a realização desta prova de atletismo circunscrita à várias artérias dos municípios do Cunhinga e do Cuito. 

De recordar que o Dia do Herói Nacional,  17 de Setembro, visa homenagear a figura do saudoso Presidente doutor António Agostinho Neto, fundador da Nação, nascido na referida data, em 1922, na região do Icolo e Bengo. 
SÉRGIO V. DIAS - CUITO