Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Corta- mato abre temporada

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 25 de Outubro, 2014

Fundistas do Interclube e do Benfica do Lubango prometem travar um duelo interessente à semelhança das últimas competições

Fotografia: José Soares

A Associação Provincial de Atletismo da Huíla realiza hoje, a partir das 7h30, a abertura da época desportiva 2014-2015, com a disputa da prova de corta- mato nos escalões de iniciados, juvenis, juniores e seniores, em ambos os sexos.

 A competição vai acontecer num percurso situado por detrás das boxes do automobilismo e ao longo da disputa dos provinciais, vão ser utilizados os percursos de Nossa Senhora do Monte, Cristo Rei e arredores da Casa da Juventude junto ao campo da palanca.

 Movimentam hoje a prova de abertura oficial da temporada desportiva na modalidade de atletismo, mais de 70 atletas em representação de quatro clubes, nomeadamente,  Interclube, Clube Desportivo da Huíla, Benfica do Lubango e Acessoria Desportiva Manuel António, além dos paralimpicos locais.

 Augusto Diogo “Seco”, coordenador técnico da Associação de Atletismo da Huíla anunciou que as inscrições para a disputa do campeonato provincial de corta- mato, decorre até o próximo dia 30, enquanto a primeira jornada realiza-se a 1 de Novembro.

 Alertou que durante a presente época, o atleta que não estiver inscrito, não vai competir nos campeonatos provinciais de corta- mato e outras programadas pela Associação e Federação da modalidade.

 Avançou que ao longo das inscrições, cada clube paga uma taxa de filiação no valor de sete mil kwanzas e o atleta dois mil kwanzas.

 “Vamos realizar oficialmente o campeonato provincial de corta- mato com a abertura da época desportiva, em termos técnicos, porque administrativamente a temporada foi aberta no pretérito dia 1”, disse.

 Augusto Diogo “Seco” justificou que a falta de percursos apropriados para realização de provas de corta- mato, esteve na origem do atraso da abertura da época desportiva.

 Avançou que a cidade do Lubango, ficou sem nenhuma floresta onde pudessemos realizar as provas de corta mato, mas ultrapassada a situação, vamos organizar todos os escalões desde os iniciados, juvenis, juniores e seniores em ambos os sexos.

 “Sabendo que a nossa província também foi ultrapassada em termos de atletas seniores, em virtude de não possuirmos nenhum clube, actualmente  tem suporte para pagar os ordenados aos corredores, daí preferem representar clubes da capital. Mas não queira dizer que não teremos atletas seniores a representar a província. Teremos alguns deficientes e alguns populares que irão emprestar o seu calor nestes campeonatos”, garantiu Augusto Diogo “Seco”.

 O coordenador técnico da Associação de atletismo da Huíla afirmou para a presente época, a província foi contemplada para acolher uma prova de âmbito nacional. Trata-se do campeonato nacional de estrada na distância de 15 quilómetros em seniores masculino e feminino, a decorrer no mês de Março em 2015.

O Interclube é o campeão provincial em título em masculino e o Benfica do Lubango, em feminino.