Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Corta-mato anima cidade do Huambo

23 de Janeiro, 2017

Os vencedores vão representar a província do Huambo em competições nacionais

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Associação dos Desportos para Pessoas com Deficiência Física, em parceria com a Associação de Atletismo e de Professores de Educação Física, deu início ao campeonato provincial de atletismo de corta-mato. A competição decorre até o dia 4 de Abril, conta com 120 atletas federados, populares e paralímpicos, nas categorias de infantis, juvenis, juniores e seniores.

Ao todo, vão realizar-se três jornadas. Os vencedores vão representar a província do Huambo em competições nacionais, nas províncias do Bengo, Luanda e Cuanza Sul, entre Fevereiro a Junho.Na jornada inaugural, na categoria de infantis masculino, a prova de 300 metros foi vencida por Bruna Nunes, do Sporting da Calomanda, seguida da colega de equipa, Neuma Albertina.

Em masculino, no trajecto de 200 metros, sagrou-se campeão Gregório Bravanti, do Sporting da Calomanda, que relegou para a segunda posição ,Jorge Domingos, do Núcleo do Sassonde.Na categoria de juvenis, o Petro de Luanda dominou a prova de quatro quilómetros, em ambos os sexos, com as atletas Dionisia Chipoco, Madalena Nahanda e Fernanda Ngolo (em feminino) e Paulino Lucamba e Carlos Nunes (masculino).

Em juniores masculinos, José Sapalo (Núcleo do Calundo), Ernesto Miguel e Zeferino Vilinga, ambos do Petro de Luanda, ocuparam os três lugares do pódio da prova de seis quilómetros.Para os  seniores masculinos, Assunção Catambi, do Interclube de Angola, venceu a prova, seguido de Paulo Judas, do comité Desportivo da Região Militar Centro, e Constantino Vieira, popular.

Em femininos, Luciana Viengo foi a vencedora, seguida de Adelaide Machado e Severina Chitala, ambas do Interclube de Angola.
Quanto aos paralímpicos, Celestino Canambi superou Bernardo Lopes e Eduardo dos Santos na prova masculina. Anita Ngueve subiu ao lugar mais alto do pódio feminino, seguida de Maria Bernardo.

Além de corredores residentes no município do Huambo, também participaram atletas dos municípios do Bailundo, Chicala -Cholohanga e Chinjenje.Os campeonatos provinciais de corta-matos do Huambo permitem aos fundistas aumentar a performance, visando as provas de estradas agendadas para a presente época desportiva.