Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

CPA abre hoje Gestão Desportiva

19 de Setembro, 2014

Secretário de Estado Albino da Conceição abre hoje o curso dirigido aos dirigentes e secretários-gerais das associações provinciais

Fotografia: Jornal dos Desportos

Gênese, evolução e tendências futuras do desporto mundial para pessoas com deficiência e o paralímpico é o primeiro tema do curso sobre Gestão e Administração Desportiva dirigidas aos presidentes e secretários-gerais das associações provinciais dos desportos para deficientes, que começa hoje, às 10h00, na sala de reuniões do Comité Paralímpico Angolano (CPA). A cerimónia de abertura vai contar com o discurso do secretário de Estado dos Desportos, Albino da Conceição, com a presença de representantes das 18 províncias de Angola.

Durante três dias, os 40 representantes das associações provinciais dos desportos para deficientes vão também abordar o programa de desenvolvimento desportivo, produção de estatísticas, análise da situação desportiva, processo de inscrição, calendário desportivo, elaboração de projectos, elaboração de plano de actividade e orçamento, elaboração de relatórios e contas, planeamento desportivo, entre outros. O curso sobre Gestão e Administração Desportiva é orientado pelo director de departamento de desportos do Instituto Português do Desporto e Juventude, Jorge Vilela de Carvalho.

A acção de formação enquadra-se no âmbito da política de formação contínua dos agentes desportivos que trabalham especificamente na área do desporto e conta com a comparticipação do Fundo de Apoio à Juventude e ao Desporto. Na qualidade de presidente do Comité Paralímpico Africano, a direcção de Leonel da Rocha Pinto estendeu o convite aos secretários gerais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau.

O Comité Paralímpico Angolano está comprometido no fomento e desenvolvimento do desporto para deficientes e para o efeito a organização administrativa é uma meta essencial.