Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

CPA cancela balanço das actividades

07 de Março, 2015

Direcção do Comité Paralímpico regressa ao país na próxima semana

Fotografia: M. Machangongo

A ausência do presidente de direcção do Comité Paralímpico Angolano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, forçou o adiamento sine-die da reunião de balanço das actividades referente ao ano de 2014, prevista inicialmente para hoje, numa das salas de reuniões do órgão que tutela a prática do desporto adaptado no país, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda.

O facto foi dado a conhecer ontem, ao Jornal dos Desportos, pelo secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano (CPA), António Manuel da Luz, que não avançou uma nova data para a remarcação da magna reunião.

“Infelizmente, a nossa reunião de balanço das actividades já não vai ser realizada amanhã (hoje), como inicialmente estava prevista, em virtude da ausência do presidente de direcção. Temos informações de que o presidente Leonel da Rocha Pinto deve em princípio estar de regresso ao país na próxima segunda-feira e a partir daí, estaremos em condições de remarcar a nossa actividade”, assegurou António Manuel da Luz.

De acordo com o programa que tivemos acesso, proveniente da direcção do Comité Paralímpico Angolano (CPA), a reunião vai balancear as actividades de 2014, para além da  aprovação do relatório e contas, do calendário de competições e perspectivar ano de 2014, que já leva três meses.

Entre as actividades realizadas no ano transacto, destaque para a realização de todas as provas nacionais nas diferentes modalidades, com destaque para a disputa da X edição da Taça José Sayovo, que contou com um universo de 500 atletas e campeonato nacional de corta-mato, que teve a participação de 230 atletas.

 Em 2014, destaque ainda para a realização da 14ª edição da Taça Internacional Lwini, a campanha nos jogos da SADC no Zimbabwe (seis medalhas de ouro) e a conquista do segundo lugar no mundial de futebol com muletas, no México.

Entretanto, nesta altura a direcção do CPA projecta o meeting internacional de atletismo, prova a decorrer de 23 a 25 do mês em curso, na Tunísia, uma das competições selectivas aos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016.

Para 2015, o CPA agendou a participação numa série de competições qualificativas aos jogos paralímpicos de 2016 no Rio de Janeiro (Brasil).

Além do meeting de atletismo deste mês, em Túnis, Tunísia, destaque ainda para o Open internacional “Caixa Lotarias” no mês de Abril, em São Paulo (Brasil), e Campeonato do Mundo do Comité Paralímpico Internacional (IPC), no mês de Outubro em Doha, Qatar.

A homenagem da Selecção Nacional de futebol com muletas que estava igualmente prevista para hoje, fica adiada sine-die. O combinado nacional conquistou a medalha de prata no Campeonato do Mundo, prova disputada o ano passado, em Sinaloa, no México.