Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

CPA encerra curso para gestores desportivos

Silva Cacuti - 13 de Outubro, 2018

Os participantes so oriundos de 16 provncias, segundo a organizao.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O mercado desportivo angolano recebe hoje 35 novos gestores, que participaram no primeiro curso de gestores desportivos, promovido pela Agitos Foundation, em parceria com o Comité Paralímpico Angolano (CPA), desde quinta-feira.
O curso está a ser ministrado pelo especialista português, Jorge Vilela de Carvalho, na sala de conferências do CPA, em Luanda. A acção formativa resulta da candidatura apresentada pelo CPA à Agitos Foudation, programa através do qual o Comité Paralímpico Internacional apoia os comités nacionais.
Os participantes são oriundos de 16 províncias, segundo a organização. Apenas as províncias do Cunene e da Lunda - Sul não têm delegados inscritos, na acção formativa que encerra hoje. As razões das ausências não foram avançadas. Irene Bandeira, nadadora que nos Jogos Pan -africanos de Joanesburgo, África do Sul, em 1999, ofereceu ao desporto adaptado angolano as primeiras medalhas de ouro, é um dos nomes destacáveis entre os 35 formandos que hoje recebem diplomas de dirigentes desportivos.
\"Gostaria de dar a minha contribuição ao desporto adaptado, como professora de natação, inclusive, já me ofereci ao CPA para tal, enquanto não acontece, temos de olhar para o futuro. Espero ser continuadora deste movimento, como dirigente, um dia. Estou feliz pela oportunidade\", disse a antiga nadadora.
Outra antiga campeã, Henda Gerónimo, comunga dos ideais de Bandeira. \"É sempre bom surgirem oportunidades como esta. Estou a aprender coisas novas. Sou vogal de direcção do CPA e esta formação habilita-me a dar continuidade como dirigente desportiva\", comentou.
Temas como, \"o processo de programação da época desportiva\", \"captação de recursos durante o processo de programação da época desportiva\", \"elaboração do plano de actividades e orçamento\", \"estabelecimento de protocolos, parcerias e contrato programa\", \"capacitação organizacional e recursos humanos\", \"elaboração de projectos\", \"organização documentos desportivos nacionais e internacionais\", \"Funcionamento e gestão de organizações desportivas\", entre outros, corporizaram os conteúdos ministrados. Esta, é a segunda acção formativa, sob a égide do CPA, patrocinada pela Agitos Foudation, depois do campo de treino para atletas e treinadores dos países da CPLP, que contou com cerca de 40 participantes, em Fevereiro do corrente ano.