Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

CPA lança projecto para garantir vitalidade

Silva Cacuti - 26 de Dezembro, 2014

CPA lança projecto para garantir vitalidade

Fotografia: José Soares

A implementação do projecto estava prevista para este ano, mas por razões técnicas passou para o próximo ano, com prioridade de execução.
De acordo com o responsável, nem mesmo as más perspectivas económicas, derivadas da baixa no preço do petróleo no mercado mundial vão obrigar a um novo adiamento do projecto.

“Fomos orientados a dar prioridade e este projecto, sem ele não há desenvolvimento do desporto adaptado. Vamos avançar e mesmo que tenhamos de deixar de realizar outras competições”. António da Luz revelou que o projecto já tinha iniciado em 2008 e 2009, nalgumas províncias, mas foi preterido.

O Projecto Criança “consiste em dar formação aos professores de Educação Física que labutam em escolas do ensino especial, formar técnicos, no sentido de implementar outras modalidades que ainda não são visíveis no país, como o voleibol sentado, bocia, basquetebol sentado,  goal ball e natação. De seguida os petizes vão reunir num festival nacional a ser disputado em Junho, mês da Criança, de onde devem ser identificados atletas com queda ou talento para uma ou outra modalidade. Depois desta identificação o CPA vai fazer o seu encaminhamento para a continuidade da prática.

As modalidades inseridas no Projecto Criança constam do leque cujo lançamento está nas perspectivas do CPA para 2015. Também em 2015 o CPA perspectiva a construção de um centro desportivo polivalente que  vai facilitar as acções do Projecto Criança.S.C