Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cremilde Rangel estreia no Congresso do UCI

29 de Setembro, 2018

Presidente da FACI participa no congresso da Unio Internacional de Ciclismo

Fotografia: DR

A presidente da Federação Angolana de Ciclismo, Cremilde Rangel, participa desde ontem, sexta-feira, no 187º Congresso da União Internacional Ciclista(UCI), que decorre ao longo deste fim-de-semana em Innsbruck ( Áustria), à margem dos Campeonatos Mundiais de Ciclismo de Estrada de 2018.
Os trabalhos foram iniciados na manhã de ontem, pelo novo presidente da UCI, o francês David Laparient, eleito há cerca de um ano, no congresso de Brergen ( Noruega), onde Angola esteve presente com o vice-presidente, Gilchrist Adolfo, o grande ausente da delegação angolana, por questões profissionais.
Segundo a presidente da FACI, a intervenção do presidente da Confederação Africana de Ciclismo(CAC), Whagi Azzam, desde 2005 à frente da organização continental, foi mais interessante para Angola e o continente.
Segundo Cremilde Rangel , Azzam, que esteve em Angola aquando da realização da Volta a Angola , enfatizou o franco desenvolvimento que continua a registar o ciclismo africano, particularmente no escalão feminino, com equipas neste sector muito importante de todas as sociedades, em praticamente todos países africanos(...).
A \"quota\" de participação de África nos Campeonatos do Mundo, que ainda é muito fraca, bem como os apoios dos fundos de solidariedade de apoio a acções formativas, foram outros dos assuntos aflorados pelo governante africano no fórum, de acordo com a representante angolana.
À margem do congresso, os delegados de todos os países presentes no 187º Congresso da UCI, vão ser convidados a assistir algumas provas dos Campeonatos Mundiais, que decorrem no Circuito de Tirol da cidade de Innsbruck.
JF