Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Crianas do Lubango correm no Dia do Trabalhador Mineiro

Gaudncio Hamelay-Lubango - 29 de Abril, 2019

A primeira edio foi disputada sbado ltimo em aluso ao 40 aniversrio do Dia do Trabalhador Mineiro em Angola

Fotografia: Jornal dos Desportos

O programa de massificação e expansão do atletismo tem doravante o contributo da direcção do Gabinete Provincial do Comércio, Indústria e Recursos Minerais da Huíla, que incluiu anualmente a realização de uma corrida pedestre por ocasião do aniversário da institucionalização daquele órgão. A primeira edição foi disputada sábado último em alusão ao 40º aniversário do Dia do Trabalhador Mineiro em Angola, celebrado a 27 do corrente mês. Luciano Diogo e Maria Miguel entraram na história da competição como os primeiros vencedores.
O atleta da Escola Baptista, Luciano Diogo, percorreu a distância de dois quilómetros em 9min40s86 e arredou para as posições imediatas Arlindo Mendes (10min00s51 - Escola Missão Católica do Lubango) e António Caier (10min04s94 - Escola Baptista).
No sector feminino, Maria Miguel registou a marca de 11min46s99. A atleta da Escola nº 50 superou a concorrência de Tabita Belo (12min23s14 - Escola nº 13) e Aidany Tchiote (12min38s20 - Escola nº 5).
Por equipa, a Missão Católica do Lubango ficou no topo, seguido da Escola Baptista e da Escola nº5.
No final do evento, Manuel Machado Quilende, organizador e director do Gabinete provincial do Comércio, Indústria e Recursos Minerais da Huila, disse que "o importante era saudar a data por meio do desporto escolar ". A presença de crianças ultrapassou a expectativa.
Com a experiência adquirida, o director prometeu incluir no próximo ano uma prova de ciclismo para a mesma faixa etária. O evento teve apoio técnico do Projecto Okuhateka.

MEIO MILHAR DE CRIANÇAS

Cerca de 500 crianças com faixa etária entre os 12 aos 17 anos de diferentes escolas do município do Lubango participaram sábado último da primeira edição da corrida pedestre no âmbito dos festejos do 40º aniversário do Dia do Trabalhador Mineiro em Angola. A cifra ultrapassou as expectativas da organização, de acordo com a presidente da Associação Provincial de Atletismo da Huíla, Ana Isabel. Estava previsto a participação de 150 petizes.
Ana Isabel louvou a iniciativa do Gabinete do Comércio, Indústria e Recursos Minerais da Huíla por ser a única da província a movimentar centenas de crianças numa actividade alusiva ao aniversário da instituição.
“Agradecemos bastante. Nesse momento, é a única instituição que movimenta centenas de crianças para uma actividade lúdica. Gostaríamos que as outras também fizessem o mesmo,  porque ajuda na massificação desportiva”, destacou.
Ana Isabel revelou que o Projecto Okuhateka mexe com todas as escolas da Huíla. Logo, sempre que é convidado, as instituições públicas e privadas de ensino estão disponíveis. A organização não conseguiu suportar a demanda. Mais de meio milhar de crianças, de 12 escolas, fizeram-se presentes.
“É louvável a cifra de crianças. A faixa etária foi dos 12 aos 14 anos. Só que apareceram alunos com 15, 16 e 17 anos em representação da Missão Católica do Lubango, Escola nº 5, 1º de Dezembro, Escola Baptista, Escola nº 50, só para citar essas. Foram uma média de 12 escolas presentes”, enalteceu.