Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cristiano Aguiar vence Zonal B

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 03 de Junho, 2014

Prova disputada no Lubango apurou cinco xadrezistas para o campeonato nacional

Fotografia: José Soares

O Mestre Fide (MF) Cristiano Aguiar, da Académica do Lobito é o vencedor do Campeonato Nacional Individual Absoluto da Zona B em xadrez, disputado na cidade do Lubango, ao totalizar nove pontos.A segunda posição coube ao xadrezista do Grupo Cabeto do Cuanza Sul, Abílio Ribeiro, com seis pontos e meio, seguido de António Silva, do Núcleo da ENE da mesma província, com os mesmos pontos. Gerson Arão, do Benfica de Benguela, contentou-se com o quarto lugar, enquanto Miguel Guiraldo, ocupou a quinta posição, ambos com seis pontos.

O xadrezista do Misto do Namibe, Vasco Adelino, quedou-se na sexta posição, com cinco pontos e meios. O último lugar ficou com o atleta do Misto da Huíla Domingos Mateus que não pontuou. A única xadrezista, Priscila Augusto, da equipa Aleluia Sport Clube do Namibe (participante do torneio para ganhar mais rodagem competitiva devido ao nacional feminino que se avizinha) ocupou a 24ª posição, com dois pontos e meio.O secretário Executivo da Federação Angolana de Xadrez, Pedro Manuel, considerou positivo o evento e os resultados alcançados pelos xadrezistas.

“De uma forma geral tenho a dizer que o balanço foi positivo a todos os níveis. Primeiro porque se observou um número superior de províncias que participaram neste campeonato do que em relação aos últimos anos. Enquanto Federação não conseguíamos congregar seis Associações provinciais num zonal B e conseguimo-lo agora. Isso, é positivo”, destacou.Outro aspecto positivo do campeonato segundo Pedro Manuel é o nível organizativo, desde a sala de jogos que esteve impecável até a competição que acabou por ser aceitável, embora “podemos observar o desnível entre o campeão do zonal B, Cristiano Aguiar e os demais jogadores apurados para a fase final do Campeonato Nacional Individual Absoluto”.

O Zonal B apurou cinco xadrezistas para a fase final do Campeonato Nacional Individual Absoluto, de 5 a 12 Julho, em Luanda.Cristiano Aguiar já estava apurado para a fase final mas disputou o Zonal para fazer manutenção, tendo em vista a fase final do nacional.Participaram no Zonal B 27 xadrezistas em representação das províncias de Benguela, Huíla, Cuanza Sul, Uíge, Namíbe e Malanje. As partidas foram disputadas no sistema suíço a nove jornadas.