Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cuito acolhe Nacionais de iniciados

João Constantino, no Cuito - 02 de Maio, 2013

Clidma Corina e mais duas atletas participam no campeonato do mundo e no Zonal na África do Sul

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Conselho Técnico da Federação Angolana de Ginástica (FAG) indicou a província do Bié para realizar os campeonatos nacionais de iniciados no próximo mês de Agosto, data que coincide com a realização das festas da cidade do Cuito.

A informação é do presidente da Associação Provincial de Ginástica, Manuel Massoia. O responsável associativo adiantou ao Jornal dos Desportos que já tem o aval do Governo da província para que o evento se realize entre os dias 28 e 31 de Agosto.

“Tivemos o privilégio de sermos indicados para organizar os campeonatos nacionais de ginástica na categoria de infantis em ambos os sexos no próximo mês de Agosto. Isso é um reconhecimento do trabalho que a província tem vindo a realizar na massificação da ginástica”, disse Manuel Massoia. Para o responsável da modalidade no Bié, a realização dos campeonatos vem prestigiar a província que tem conquistado vários troféus a nível nacional e internacional.

“Os atletas da província do Bié conquistam vários títulos em provas nacionais e internacionais. Temos campeãs de zona e africanas; temos uma atleta mundialista, Clidma Corina, e mais duas que vão competir no zonal da África do Sul. A ginástica está em franco crescimento na nossa província”, disse Manuel Massoia. O responsável adiantou que terminados os campeonatos provinciais de ginástica, que apuraram 24 atletas para os campeonatos zonais, a atenção está virada para os campeonatos nacionais, nos quais têm ganhado muitas medalhas com regularidade.

NÚCLEOS CRESCEM
Depois da abertura da ginástica no Vitoria Atlético Clube, foram criados mais dois núcleos nos municípios de Camacupa e de Catabola. Para o director técnico da Associação Provincial de Ginástica do Bié, Benjamim Samete, o acto significa a expansão pelo interior da província.

“Actualmente, controlamos 250 ginastas na província do Bié. Podemos alegrar-nos, porque estão a surgir núcleos nos municípios do interior. Agora, falta dar início à formação a formadores, visto que os professores demonstram vontade de ensinar a ginástica nas escolas onde trabalham”, disse.

Benjamim Samete disse ainda que o grande impulsionador do crescimento da ginástica na província do Bié tem sido o Sporting, que congrega mais de 120 ginastas. “Com a abertura da modalidade no Vitória Atlético Clube, o número de praticantes vai aumentar e teremos muitas crianças a praticar ginástica”, ressaltou.

Benjamim Samete afirmou que “os responsáveis do Instituto Médio de Gestão (IMAG) do Cuito também manifestaram a intenção de criar uma equipa de ginástica, o que vai facilitar as crianças que vivem no bairro do Tchissindo, muitas das quais atravessam a cidade para treinar no Sporting ou no Vitória”, disse.