Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cuito organiza "Nacional"

Sérgio V.Dias-Cuito - 16 de Julho, 2016

Equipas acertam aspectos finais antes da viagem para a competição

Fotografia: José Soares

Depois de acolher em 2015 a 7ª edição do campeonato de ginástica unificado em iniciados e juvenis, o Cuito este ano, é novamente palco do “nacional” da modalidade. Para o efeito, trabalha-se na criação de condições para a realização da competição que a cidade capital do Bié alberga, entre os dias 21 e 24 do mês em curso.

Nessa perspectiva,no Bié e em outras províncias, que demonstram um grande crescimento no que diz respeito à prática da ginástica, a Federação angolana da modalidade está a dar uma atenção especial.  O próprio Governo da província presta o apoio à modalidade, dado o facto do Bié ser hoje por hoje, uma referência da ginástica no país,  por fornecer regularmente atletas para as Selecções Nacionais, dessa disciplina.

Por isso, espera-se nesse contexto, que tal como no ano passado, a edição de 2016 do “nacional” de ginástica, se realize envolto  numa convivência saudável e espírito de "fair-play", para que no final de tudo, o maior vencedor seja o próprio desporto.

A realização este ano, do nacional do ginástica no Cuito, à semelhança do que ocorreu em 2015, serve certamente de incentivo às crianças, que por algum motivo, ainda não tenham identificado a modalidade desportiva da sua eleição.

O ano passado, a competição arrancou com ginástica individual e rítmica, com mãos livres e arcos, em inciados; seguiu-se a prova individual, em juvenis, que além dessas duas demostrações juntou as acompanhadas com  bolas, massas, cordas e fitas; em juvenis. Na terceira etapa da campeonato de 2015, ocorreram as competições individuais de ginástica, na vertente de salto de “Tumbling” feminino e masculino, em iniciados.