Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Curiosidade leva Vettel a Ferrari

12 de Janeiro, 2015

Projectista Adrian Newey afirmou que Vettel é inteligente e leva muita informação da equipa de bebidas energéticas

Fotografia: AFP

O projectista Adrian Newey defendeu que a transferência de Sebastian Vettel, da Red Bull para a Ferrari, foi uma “curiosidade natural da vida”, porque o tetracampeão mundial precisava de novo desafio após a longa fase de sucessos na equipa da marca de bebidas energéticas.

“É uma curiosidade natural da vida, tentar dar-se bem em diferentes lugares. Vettel está bem focado, é inteligente e com certeza vai levar coisas que preferiríamos não levar, mas entendemos”, disse à Sky Sports.

Sobre a possibilidade de melhoria da Renault para tentar fazer frente à Mercedes, destaca que o desafio é imenso.
“Podem a Renault e a Ferrari alcançar o nível da Mercedes no ano que vem? Não sei. Vai ser um desafio muito difícil, mas não vou dizer que é impossível”, comentou.

GASTOS NA F-1
REDUZEM TESTES


As equipas da Fórmula 1 vão fazer apenas dois testes durante a época de 2015, um em Barcelona após o Grande Prémio de Espanha, em Maio, e outro depois do Grande Prémio da Áustria, no Red Bull Ring. Isso, significa que a época vai ter uma sessão a menos de testes em relação a 2014 e indicia a tentativa de diminuir gastos. As regras determinam ainda que as equipas usem dois dias de testes para pilotos jovens.

Durante o ano, cada equipa também pode fazer dois testes promocionais, para marketing ou filmagem, com carros actuais, mas não podem exceder 100 km de duração e vão ter de usar pneus específicos para isso.

Antes do início da época, vai haver três sessões de testes conjuntos a começar no dia 1 de Fevereiro, em Jerez de la Frontera, em Espanha. O segundo e terceiro testes acontecem em Barcelona, entre 19 e 22 de Fevereiro e 26 de Fevereiro e 1 de Março.

AUTOMOBILISMO
FIA desqualifica Fórmula E


A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) desqualifica a Fórmula E como formadora de pilotos, que pretende alcançar a super-licença para competir na Fórmula 1. A modalidade de carros eléctricos não é uma categoria de acesso como a GP2 e a Fórmula Renault 3.5.

O principal dirigente da Fórmula E, o empresário Alejandro Agag, concorda com a decisão da FIA: “Foi uma escolha muito lógica da federação. A nossa categoria não é usada para preparar os pilotos para a F1, porque não somos parte dessa pirâmide. A FE é algo totalmente diferente no cenário do automobilismo. O que poderíamos ver no futuro é um campeonato que qualifique pilotos para competir aqui”, disse.

Alejandro Agag disse estar “muito feliz com o começo pelo resultado da análise dos dados colectados até agora por empresas independentes”.
A Fórmula E teve 56 milhões de espectadores nas suas três primeiras etapas realizada na China, Malásia e Uruguai.
No último fim de semana, a categoria de carros exclusivamente eléctricos fez a quarta etapa do Mundial nas ruas de Buenos Aires, capital federal da Argentina.

DARIO FRANCHITTI
VÊ FUTURO NA F- E

O tetra-campeão Dario Franchitti, que abandonou as pistas em 2013 após um sério acidente de corrida na Fórmula Indy, ressaltou que a Fórmula E representa o futuro do automobilismo mundial. O escocês, que passou pela F1 e outras categorias de desportos a motor, está seguro de que os carros eléctricos vão mostrar mais competitividade. A primeira época da FE começou em Setembro passado e vai terminar no próximo mês de Junho.

“Acredito num grande futuro, porque a tendência (automóveis e competição) aponta exactamente nessa direcção”, falou Franchitti.
O ex-piloto britânico sustentou que “a infra-estrutura está a melhorar; o primeiro campeonato está em curso com avaliações do funcionamento correcto de tudo”.
Franchitti reafirmou “na próxima época, a performance dos carros vão ser melhorados, quando liberar o desenvolvimento das unidades motrizes”.
“Estou surpreso com o quão boas são as corridas. Parece que o pessoal está a divertir-se ao pilotar esses carros”, avaliou.