Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Curso de nvel intermdio agrada angolanos

Rosa Panzo - 13 de Fevereiro, 2016

Especialista defende mais formao para evoluo da natao em Angola

Fotografia: Paulo Mulaza

O cronometrista e colaborador da Federação Angolana de Natação, Luís Nelson, considera uma medida acertada a realização de curso de nível intermédio, que ontem começou na piscina de 25 metros Nádia Cruz, afecto ao Clube Desportivo 1º de Agosto. A acção formativa tem a duração de cinco dias e é promovida pela Federação Internacional da Natação (FINA).

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Luís Nelson assegurou que "os angolanos tiveram poucas oportunidades de participar de um curso orientado por um especialista da Federação Internacional de Natação", motivo para "louvar a realização deste curso".

O cronometrista angolano defende que mais cursos desse nível devem ser promovidos em função do crescimento a cada ano do nível competitivo da natação no país. À Federação Angolana, o especialista pede mais seriedade no tratamento de políticas de formação para evitar a "pouca qualidade".

Luís Nelson revelou desconhecer algum colega filiado na Federação Angolana de Natação, que tenha trabalhado consigo nas actividades da FAN. Para si, a eliminação dessas lacunas só é viável com a realização de refrescamento ou acções de formação.

O curso de nível intermédio é aberto a todos os juízes e cronometristas colaboradores da FAN e é orientado por Alexandre Silva, de nacionalidade portuguesa. A acção formativa tem a previsão de encerramento no próximo dia 17 do corrente. As aulas práticas e teóricas decorrem na piscina Nádia Cruz.