Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Curso para treinadores encerra hoje

Melo Clemente - 01 de Novembro, 2015

Participam da acção formativa quarenta e um treinadores de basquetebol

Fotografia: Jornal dos Desportos

Depois de um curso intensivo, que teve a duração de sete dias, onde foram aflorados temas extremamente importantes para dotar os treinadores angolanos de conhecimentos aprofundados sobre o treino desportivo, hoje, os 41 formandos, dos quais cinco senhoras, vão ser avaliados pelo grupo de prelectores, com destaque para o Professor Victorino Cunha, antigo seleccionador dos hendecacampeões africanos da “bola ao cesto”,  Raul Duarte, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Angola (ANTB), para além do português Jorge Fernandes.

Durante nove dias,  os técnicos de nível I e que buscam o nível II, assim como os aspirantes ao nível III que receberam reciclagem, abordaram temas como Ética e Deontologia Profissional, Táctica Individual Ofensiva, Táctica Individual Defensiva, Traumatologia do Desporto, Detecção de talentos, Pedagogia do Desporto, Observação e Análise do Jogo, Táctica Colectiva Defensiva, Táctica Colectiva Ofensiva, Técnica Individual Ofensiva, Técnica Individual Defensiva, Nutrição, Treino e Competição, para além de Regras da Arbitragem. O curso teve duas componentes, o de formação específica e o da avaliação teórico-prática.

 A  acção formativa tem a duração de um ano, subdivididos em três etapas. Os recém formandos, durante o estágio, vão apresentar uma trabalho de final de curso. A formação teve como objectivo, elevar o nível de conhecimentos dos treinadores e professores de educação física que possuem o curso de nível I, elevar a formação de formadores para o curso de treinadores de nível I, preparar os treinadores candidatos ao nível III, elevar o nível de organização e gestão dos cursos de treinadores de basquetebol, assim como estabelecer acordos de cooperação entre a Escola Nacional de Formação de Quadros da Federação Angolana de Basquetebol e a sua congénere de Portugal nas mais diversas áreas.