Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Curso sobre tica entra na fase final

Joo Francisco - 08 de Novembro, 2018

A aco de formao uma organizao do Ministrio da Juventude e Desportos

Fotografia: Edies Novembro

O curso sobre Ética no desporto dos Países de Língua Portuguesa, que faz parte de um programa do mesmo grupo linguístico, denominado PED/CPLP, que no caso de Angola, foi aberto, na segunda-feira, pelo Secretário de Estado do Desporto, Carlos Almeida, termina amanhã, sexta-feira, com sessões práticas na Galeria dos Desportos, onde decorre esta acção formativa.
Foram, igualmente, sessões práticas que envolveram ontem, os vinte e cinco formandos, em representação de quase todas as federações nacionais, a quem estão a ser ministradas as principais matérias do programa por dois prelectores portugueses, nomeadamente José Carlos Lima e André Xavier de Carvalho, ambos responsáveis do Plano Nacional de Ética do  Desporto de Portugal.
Esta acção formativa é a primeira organizada pelo Ministério da Juventude e Desportos( Minjud), em parceria com o Instituto Português da Juventude e Desportos, destinada a capacitar os formadores angolanos, no âmbito do referido projecto de Formação dos Países de Língua oficial Portuguesa ( PED-CPLP) e que prossegue já em Janeiro de 2019, conforme referiu o Secretário de Estado do Desporto, Carlos de Almeida.
Ontem, os formandos foram submetidos a uma acção prática, para um grupo alvo localizado nas imediações da Cidadela Desportiva, nomeadamente, na Escola secundária “Rei Mandume”.
Um outro grupo fez o mesmo, com os professores desta mesma escola, com o objectivo de também municiar os pedagogos desta instituição, com ferramentas sobre a \"Ética no Desporto\", na vertente pedagógica.Hoje, quinta-feira, a sessão prática prevista para a Galeria dos Desportos, onde decorre esta formação, será uma acção de sensibilização sobre “educação de valores e ética pela prática desportiva”.
Ainda de acordo com o programa, no período da tarde desta quinta, após a pausa para o almoço, a palestra será dirigida aos professores. Da mesma forma, no último dia, portanto, amanhã, sexta-feira, as sessões práticas serão dirigidas aos dirigentes desportivos e aos treinadores, ministradas à semelhanças das restantes, pelos grupos de trabalhos criados.

ACÇÃO FORMATIVA
ENCERROU ONTEM

À semelhança do curso do Minjud, a acção formativa “A” do Comité Olímpico Angolano (COA) destinada à dirigentes desportivos, encerrou ontem, no anfiteatro do Comité Paralímpico Angolano (CPA), com a formação de mais de trinta formandos.
Coordenada pelo  membro do COA e da Academia Olímpica (AOA), Domingos Pascoal, esta acção formativa teve apenas prelectores angolanos, nomeadamente, o coordenador já referido, o antigo presidente do COA, Rogério Silva, o actual secretário-geral do COA, António Monteiro “Bambino”, Pedro Godinho,  Pedro Agostinho, Jucelino Bento, Domingos Torres “Didi”, Genivaldo Dias, Mário Rosa e Eufrazina Mayato.
O curso “B” do COA, que será ministrado apenas aos sábados, arranca já neste sábado (09.11.2018), no mesmo local, sob coordenação do professor Adriano Nunes e as matérias serão as mesmas do anterior ou seja, serão ministrados temas como : “ os Jogos olímpicos” , “ bases do movimento olímpico e jogos olímpicos modernos”, “ a participação de Angola nos Jogos Olímpicos, estrutura do COA”, “valores olímpicos e ética desportiva”.