Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Daniel estabelece recorde no mundial de Gwangju

22 de Julho, 2019

Angola nos mundiais de natao de guas abertas, alcanada por Pedro Pinotes na edio anterior. A competio faz disputar a prova de cinco quilmetros.

Fotografia: Paulo Mulaza

O nadador Daniel Francisco estabeleceu ontem o recorde nacional absoluto ao cronometrar 25s15 na prova de 50 metros mariposa disputado no campeonato mundial de natação que decorre na cidade de Gwangju, Correia do Sul. O atleta do 1º de Agosto ficou em segundo na sua série (4) com menos quatro décimos em relação ao líder o montenegrino Bosko Radulovic (25s.11). A prova foi disputada por 10 concorrentes.
Apesar de estabelecer o recorde nacional absoluto, o tempo de Daniel Francisco foi insuficiente para integrar aos 17 lugares qualificativos para final da compita. No cômputo geral, desta distância em Mariposa em 94 nadadores, o angolano ficou na posição 57 e superou 37 opositores.
Já a compatriota Lia Lima, recentemente distinguida desportista do ano pelo programa Globo de ouro, falhou o objectivo de melhoria da marca pessoal nos 100 metros mariposa (1min03s64) ao cronometrar 1min04s40.
A também nadadora do 1º de Agosto, que desde Setembro último esteve a preparar-se no centro de alto rendimento do Rio Maior em Portugal, terminou a série em segundo lugar, mas marcou a estreia com um ligeiro atraso na sua elasticidade habitual nessas provas.
Na classificação geral, Lia Lima quedou-se na 43ª posição em 52 nadadoras e ficou longe da possibilidade de qualificar.
Hoje, outra embaixadora angolana neste evento, Catarina Sousa, estreia-se, em Gwangju, na prova das 100 metros costas, às 2h00 (de Angola).
O país iniciou a participação neste Mundial com João Duarte, que ficou hoje 11 lugares abaixo da melhor classificação de Angola nos mundiais de natação de águas abertas, alcançada por Pedro Pinotes na edição anterior. A competição faz disputar a prova de cinco quilómetros.