Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Daniel obtm qualificao para Africano

Rosa Panzo - 03 de Julho, 2016

Daniel Francisco assegurou que vai dar o seu melhor para surpreender a performance dos adversrios

Fotografia: Jornal dos Desportos

O atleta do 1º de Agosto estabeleceu a marca de 26s26 na prova de 50 metros mariposa e quebrou a sua própria marca que se frisava em 26s35.

O tempo estabelecido por Daniel Francisco consta dos mínimos B e não é a única meta definida para os campeonatos nacionais absolutos. O nadador militar trabalha para alcançar os mínimos B na prova de 100 metros mariposa para se qualificar aos Jogos da SADC a realizar-se me Luanda em Dezembro.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Daniel Francisco assegurou que vai dar o seu melhor para surpreender a performance dos adversários e companheiros da equipa. O recordista da prova de 50 metros mariposa está ciente das dificuldades a enfrentar.

"Estamos diante de uma prova difícil. Estou a nadar com adversários e companheiros fortes. Apesar de se tratar da última prova do calendário, por sinal muito cansativa, estou a trabalhar bastante para chegar ao topo", ressaltou.

Para Daniel Francisco a conquista dos objectivos não é fácil. Do lote de colegas de equipa estão Nuno Rola, Pedro Pinotes e Márcio Fernandes com elevadas performances. Contudo, respeita-os e "como profissional não há nada a temer".

"Vamos resolver tudo na piscina", prometeu.

Nesta edição, três "leões marinhos" estão na corrida ao título da natação nacional. Trata-se do 1º de Agosto, Clube Náutico da Ilha de Luanda e Onda
Sport Clube. O domínio pertence à equipa militar do Rio Seco à entrada do último dia de provas.

Na classe feminina, o primeiro recorde nacional foi batido por Catarina Sousa, nadadora do Clube Náutico da Ilha de Luanda, na prova dos 50 metros mariposa. A recordista estabeleceu o tempo de 30s73 e quebrou a sua própria marca de 32s34.

Nas provas de mais logo salta a vista a disputa da prova dos 100 metros mariposa. Vão estar em disputa os nadadores Lucas Silva, Luyane Costa, Daniel Francisco, Pedro Pinotes, Nuno Rola, Márcio Fernandes, Mauro Sebastião e José Chiluale.

Na série feminina, as atenções estão viradas para a prova dos 100 metros Livres e vão estar em disputar as nadadoras Daniela Costa, Lia Lima, Nayara Ribeiro, Ana Nóbrega, Catarina Sousa, Maria Freitas, Katarina Silva e Melvire Cahombo.