Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Dário Mateus enaltece colegas de equipa

Rosa Napoleão - 18 de Março, 2015

O jovem atleta prometeu continuar a trabalhar para dignificar o clube do Rio Seco.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O atleta do clube 1º de Agosto, Sílvio Jorge, detentor de medalha de ouro no último torneio de judo dedicado ao Março Mulher, enalteceu o trabalho do grupo para o sucesso do conjunto do Rio Seco, na competição que decorreu na cidade do Huambo. O jovem atleta prometeu continuar a trabalhar para dignificar o clube do Rio Seco.

“Sinto-me feliz por ter a medalha de ouro nesta prova e o mérito não é apenas meu, mas também dos meus colegas Décio António, Jamy Neto, Décio António, Edmilson Pedro e Mário Hélio, que também alcançaram as medalhas de ouro, sem esquecer a classe feminina”, disse.Sílvio Jorge ressaltou que o clube está a “caminhar bem”, uma vez que a equipa do 1º de Agosto esteve na prova pela primeira vez.

O jovem campeão, da categoria de -90 quilogramas, enquadra o grupo dos pré-seleccionados para a competição da Zona a decorrer de 26 a 30, na Swazilândia. O desejo de constar da lista final do grupo junta-se à ambição na competição africana. Sílvio Jorge justificou que a sua condição de estreante da selecção, encoraja o desejo de obter medalhas e dá-lhe a oportunidade de ganhar experiência ao lado de atletas, com muito traquejo na prova.

“Todos temos o direito de almejar coisas grandes. Portanto, se for a competição, vou dar o meu melhor para conseguir uma medalha, que vai honrar o meu clube e a nação. Essa é a minha meta”, disse. O judo tem seis importantes provas internacionais, que deve exigir o desdobramento bem equacionado, para não provocar quebras nas competições. As datas estão aproximadas e o grosso de atletas treinam desde o princípio de Janeiro.

Após o campeonato da zona, segue-se o Campeonato Africano de Seniores em Libreville (15 a 17 de Abril), o africano de juniores e cadetes, no Burundi (Junho), o campeonato mundial de cadetes em Sarajevo (Outubro),  o campeonato mundial de seniores em Astana, Cazaquistão (Outubro), o campeonato mundial de juniores em Abu Dabhi e o Torneio Internacional “Angola 40 Anos”, no Lubango (10 a 13 de Novembro).

O oitenta atletas integrantes das três selecções, em ambos os sexos, são provenientes das equipas do Sporting e do Nacional (Benguela), Benfica do Lubango, Cuanza Sul, Uíge, Namibe e Luanda (Interclube, Rangel, 1º de Agosto, Marçal, Uragan, Capalanca e Fajudo).

Para orientar as selecções, o Conselho Técnico federativo escolheu Francisco de Sousa Sampaio (Director Técnico), André de Sousa Sampaio (Coordenador), Yuri de Sousa Paim (selecção masculina), Alberto Matos (selecção feminina), José André, Alexandre Martins, Hélder Camindo e Óscar Kiala (selecções de jovens).